principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 14 de Setembro de 2018

Avelino Meneses aponta a educação para combater a desigualdade e promover o desenvolvimento

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, na Vila de São Sebastião, na Terceira, que a educação “é o melhor meio” para combater a desigualdade e promover o desenvolvimento económico e social.

 

Avelino Meneses, em declarações à margem da sessão que assinalou o início do novo ano letivo, frisou que a mensagem que procurou passar neste dia é de que “vale a pena estudar”, já que as qualificações “nunca são excessivas”.

 

“Independentemente das crises económicas e sociais, há sempre oportunidades de trabalho e essas oportunidades batem mais facilmente à porta daqueles que têm qualificações mais elevadas”, salientou.

 

Esse espírito insere-se no âmbito do ProSucesso-Açores pela Educação, plano de promoção do sucesso escolar, em desenvolvimento há três anos e que se destina “fundamentalmente a fazer com que um dia a totalidade dos alunos saia do sistema de ensino com as aprendizagens todas feitas, para que tenham mais oportunidades na sociedade”, frisou o titular da pasta da Educação.

 

Para o Secretário Regional, o ProSucesso está a corresponder às expetativas porque, desde o ano letivo 2017-2018, que se atingiram em todas as taxas de transição “as metas que estavam programadas para 2020-2021”.

 

Este trabalho, que necessita de ser “vigiado”, tem de prosseguir “com entusiasmo” e foi com este propósito, prosseguiu Avelino Meneses, que se abriu o ano letivo de 2018-2019 em redor do ProSucesso e de um dos seus projetos “mais emblemáticos”, a iniciativa 'Prof DA – Professores Especializados na Deteção de Dificuldades de Aprendizagem' que, na área da Matemática, conta com a colaboração de Ricardo Teixeira, da Universidade dos Açores.

 

Este projeto, que se desenvolve em todo o arquipélago e abrange o 1.º e o 2.º ciclo, vai ser alargado ao 3.º Ciclo “para ver se conseguimos efetivamente inverter os resultados que, para nós, não são ainda os melhores”, acrescentou.

 

Avelino Meneses referiu ainda que, face à diminuição de alunos e aos desafios permanentes que a sociedade global colocam, é necessário “cada vez mais” estabelecer um programa de formação ao longo da vida, porque os “profissionais vão-se desatualizando muito rapidamente”.

 

“Precisamos muito de fazer formação contínua e, quando falo de formação para adultos não falo apenas de alfabetização, falo de atualização de conhecimentos”, afirmou.

 

No ano letivo de 2018-2019, que hoje oficialmente arrancou nos Açores, estão matriculados nas 40 unidades orgânicas cerca de 36.500 alunos, que contam com o apoio de cerca de 5.000 docentes.

GaCS/PB
 
Anexos:  
2018.09.14-SREC-AberturaAnoLeitvo(1).mp3 2018.09.14-SREC-AberturaAnoLeitvo(2).mp3   18.3408.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores reitera compromisso com a divulgação científica e tecnológica

Agenda do Governo Regional dos Açores para 26 de setembro

Governo dos Açores reivindica junto de Bruxelas aumento de 10% na quota de goraz

Marta Guerreiro sublinha importância da participação dos cidadãos como forma de enriquecimento do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Gui Menezes afirma que alteração da Lei de Gestão do Espaço Marítimo visa dar à Região poderes decisórios e vinculativos sobre uso do mar açoriano



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal