principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 26 de Novembro de 2019

Aumento dos rendimentos, mais e melhor emprego e mais estável em 2020 para “uns Açores cada vez melhores”

O Vice-Presidente do Governo anunciou hoje, na Horta, a criação, em 2020, de um pacote de novas medidas que visam o aumento do rendimento das famílias, a criação de mais e melhor emprego jovem, assim como emprego mais estável e mais bem remunerado, com vista a “uns Açores cada vez melhores”.

 

Sérgio Ávila, que falava na Assembleia Legislativa, na intervenção inicial do debate das propostas de Plano e Orçamento para 2020, afirmou que este orçamento reforça a autonomia financeira dos Açores, sendo um “contributo criativo, inovador, inconformado e eficaz para vencer os grandes e novos desafios que se colocam à Região”.

 

Segundo o responsável pela pasta do Emprego, as famílias açorianas com menores rendimentos verão, em 2020, reforçado o seu rendimento disponível através do aumento do salário mínimo, que passará para 666,75 euros por mês.

 

“É um aumento significativo, de cerca de 514 euros num ano, que acresce ao aumento de mais de 1.400 euros que beneficiaram nos últimos anos”, salientou. 

 

“Além do aumento do rendimento dos trabalhadores, cumprimos este ano o compromisso que assumimos, tendo sido autorizada a abertura de mais 1.715 concursos na administração regional”, acrescentou Sérgio Ávila.

 

O Vice-Presidente do Governo relembrou o recrutamento de jovens quadros de nível superior efetuado pelo Executivo, tendo-se verificado um aumento de 58,2%, acrescentando que, em 2020, se irá também proceder a uma regularização extraordinária, destinada a integrar nos quadros da Administração Pública os trabalhadores que estejam contratados a termo certo ou em regime de prestação de serviços há pelo menos dois anos.

 

O governante anunciou também o aumento de 113,44 euros por mês na remuneração mensal do Estagiar L, o que corresponderá a um aumento da remuneração anual dos jovens estagiários em mais 1.361 euros, e um aumento de 514 euros de remuneração aos jovens estagiários no âmbito do Estagiar T e Inovar.

 

Sérgio Ávila destacou ainda a medida MOVEMPREGO, que irá contribuir para a mobilidade interna de recursos humanos, através um apoio financeiro à deslocação e à fixação, que pode ser majorado perante critérios como a idade ou a qualificação dos potenciais beneficiários.

 

Quanto à formação e qualificação, o Vice-Presidente disse que será reforçada a aposta na formação e qualificação dos Açorianos que se encontram já empregados, assegurando, assim, que “12.300 Açorianos empregados tenham novas qualificações, num investimento superior a 3,1 milhões de euros a executar até final de 2020”.

 

Para o Vice-Presidente, "o dinamismo do mercado de trabalho e o bom desempenho da economia açoriana" levam que o Governo dos Açores ambicione "reduzir a taxa de desemprego para 5,8% em 2020”.

 

Será ainda reforçada a competitividade da economia, através dos incentivos ao investimento privado, ao fomento das exportações, à dinamização de uma cultura empreendedora e orientada para a inovação e estímulo à economia digital, “que valorize o capital humano, tecnológico, empresarial e social, que constituem um eixo prioritário para o desenvolvimento regional”.

 

Nesse sentido, continuou, “vamos alargar a Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores, a qual já apoia o início de atividade de mais de 180 empresas 'startup' açorianas, que representam o início da atividade empresarial de centenas de jovens empreendedores açorianos”.

 

“São estas as nossas opções, são estas as nossas prioridades, que contribuem para a consolidação do crescimento económico, do emprego e da coesão social da nossa Região”, afirmou Sérgio Ávila.


GaCS/AIC
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.6960.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Vice-Presidente do Governo 

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal