principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 18 de Dezembro de 2018

Parecer à Conta de 2017 certifica solidez financeira dos Açores

O Diretor Regional do Orçamento e Tesouro congratulou-se hoje com “o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores”, considerando que esse desempenho ficou traduzido no facto de “nove recomendações anteriormente formuladas pelo Tribunal de Contas estarem total ou parcialmente acatadas”.

 

Assim, foram apresentados pela primeira vez os saldos pertinentes para aferir o princípio do equilíbrio orçamental e as reconciliações bancárias das contas centrais geridas pela Direção Regional do Orçamento e Tesouro, entre outras melhorias e de consistência da informação constante da Conta de 2017.

 

José António Gomes, numa reação ao Parecer à Conta da Região de 2017, da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas, realçou que, em relação a eventuais erros e omissões, o procedimento de classificação das transferências do Orçamento do Estado para os Açores, ao abrigo da Lei de Finanças das Regiões Autónomas (LFRA), é idêntico ao da Madeira e ao Estado, com a concordância do Tribunal de Contas”, reafirmando que “os registos efetuados não afetam materialmente o valor da Receita da Região, nem o saldo global da Conta”.

 

O que está em causa é apenas uma diferença de registo entre receitas correntes e de capital, tendo a Região optado pelo mesmo critério utilizado pela Madeira e pelo Estado.

 

Para o Diretor Regional, esse entendimento está “devidamente exposto no contraditório exercido ao presente parecer”, no qual se assume o enquadramento do registo das transferências quer no Estatuto Político Administrativo da Região, quer na LFRA, de acordo com a natureza das mesmas.

 

Relativamente ao défice, o Diretor Regional frisou que, para efeitos do perímetro orçamental, “a Conta da Região reflete a execução do Orçamento da Região”.

 

No final de 2017, o défice dos Açores foi de -48,3 milhões de euros, apenas -1,2% do PIB da Região, tendo registado uma melhoria de 19 milhões de euros face a 2016, em termos de Contabilidade Nacional, confirmando assim os valores apresentados pelo Governo dos Açores.

 

“No diz respeito à dívida financeira, igualmente no âmbito do perímetro de consolidação, a mesma regista exatamente o valor apresentado pelo Governo dos Açores”, concretizou José António Gomes.

 

De acordo com o Diretor Regional, com a reestruturação do Setor Público Empresarial Regional (SPER) que está em curso “muitas das recomendações do Tribunal de Contas, designadamente as relacionadas com o montante das garantias da Região, deixarão de constituir motivo de preocupação”.

 

José António Gomes garantiu ainda que o Governo dos Açores continuará a “aperfeiçoar e a melhorar a consistência da informação prestada na Conta”.


GaCS/OM
 
 
 
Anexos:  
2018.12.18-DROT-ReaçãoParecerTC.mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

Capacitação das organizações de produtores é fundamental para valorização de produtos da pesca, afirma Diretor Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de março

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal