principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ana Rita Medeiros de Sousa Cabral Tavares
 

Biografia
Ana Rita Medeiros de Sousa Cabral Tavares

Nascido em: 17-11-1967


Habilitações Académicas


Licenciatura em Psicologia, pela Universidade dos Açores; Mestrado em Psicologia da Educação – Contextos Comunitários, via profissionalizante, pela Universidade dos Açores, cuja dissertação para atribuição de grau de mestre designa-se “Assertividade e Inteligência Emocional de mãos dadas com a Empregabilidade”; Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, número de cédula 21410.


Experiência Profissional


A 15 de Junho de 1990 foi contratada a termo certo, pelo Gabinete Técnico da então Secretaria Regional da Juventude e Recursos Humanos. As funções relevantes, pelas quais foi celebrado o contrato, foram o tratamento manual e informático dos Quadros de Pessoal da Região Autónoma dos Açores.


A 1 de setembro de 1995 é admitida a estágio e provimento para o lugar de Operador de Sistema de 2ª classe do quadro de pessoal do Gabinete de Gestão Financeira do Emprego, realizando o seu estágio no Gabinete Técnico da Secretaria Regional da Juventude Emprego, Comércio, Indústria e Energia para onde é transferida a 1 de janeiro de 1996.


A 15 de junho de 1998, toma posse na categoria de Operadora de sistema de 1ª classe do Quadro de Pessoal da Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais – Direção Regional da Juventude Emprego e Formação Profissional, Núcleo de Informática.


A 31 de março de 2019 encontrava-se na categoria de Técnica de Informática Grau 3 Nível 2 afeta à Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial. No âmbito das suas funções colaborava em projetos e séries estatísticas da responsabilidade do Observatório do Emprego e Formação Profissional (OEFP), e outros projetos associados à base de dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP). Cooperava na Produção de Indicadores de Resultados, relativos às medidas do PRO-EMPREGO, sendo ainda responsável pela logística, execução de amostra e criação de materiais de apoio ao Projeto Inquérito às Necessidades de Formação Profissional das Empresas 2020/2021.


Cargo que desempenha


Coordenadora do Observatório do Emprego e Formação Profissional (Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial – Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional).


Formação


Participou em mais de uma centena de Cursos, Colóquios e Conferências de especialidade. Palestras e Comunicações.


Comissões, Grupos de Trabalho e outras funções exercidas


Participou na Missão de Cooperação Técnica do Governo Regional dos Açores, que se deslocou à República de Cabo Verde em 2001 para informatização dos Centros de Emprego e instalação dum programa para registo dos Quadros de Pessoal das empresas.


Entre 2010 e 2011 integrou várias Comissões Organizadoras de Seminários e Workshops.


Cooperou no desenvolvimento e aplicação de Programas de grupo de cariz psicossocial, dirigidos a mulheres, adolescentes e jovens, realizados em Centros de Acompanhamento e Apoio Psicossocial, entre outubro de 2013 e junho de 2014.


Em 2016 foi responsável pela implementação coordenação e execução de um projeto inovador, de interesse comunitário, integrado na Agência Para a Qualificação e Emprego de Ponta Delgada, com a duração de um ano, denominado Gabinete de Apoio Psicológico ao Emprego (GAPE) cuja intervenção abrangeu 455 utentes, perfazendo 679 sessões, individuais e em grupo: consultas individuais; formações de Desenvolvimento pessoal, de longa duração; Workshops na área do Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Palestras motivacionais. No âmbito desse projeto, foram ainda implementadas sessões abertas dirigidas aos próprios colaboradores da DREQP.


Responsabilizou-se pela execução e implementação de um projeto piloto, de educação socio emocional, dirigido a cidadãos reclusos, que decorreu no Instituto Prisional de Ponta Delgada entre outubro e dezembro de 2016.


Autora e dinamizadora de Programas de Desenvolvimento Pessoal/Profissional, e também de Inteligência Emocional, de foco educativo, assim como versões reduzidas ministradas em workshops dirigidos a um público diversificado, do ponto de vista académico. Palestrante em apresentações públicas.






<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal