principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 21 de Janeiro de 2020

Propostas para obra de proteção de emergência do Porto das Lajes das Flores já estão em apreciação

As propostas apresentadas para a construção da proteção de emergência do Porto das Lajes das Flores já se encontram em fase de apreciação, dando-se, assim, seguimento ao compromisso assumido pelo Governo dos Açores de avançar com a proteção intermédia desta infraestrutura portuária de forma célere, a fim de garantir melhores condições de abastecimento por via marítima.

 

A obra visa a proteção, de forma imediata, do terrapleno portuário e do Cais -5m (ZH) do Porto das Lajes das Flores, permitindo garantir a operacionalidade deste cais, nomeadamente o abastecimento à ilha a efetuar pelo navio “Malena”.

 

Entre as obras consideradas de emergência, destaca-se o reforço do troço inicial do molhe, que constitui uma das prioridades definidas pela empresa Portos dos Açores, já que visa garantir as condições de segurança necessárias para utilização do terrapleno portuário e da estrada de acesso ao porto.

 

A intervenção abrange um troço de cerca de 175 metros de comprimento e envolve a construção de um novo muro, paralelo ao muro-cortina atual, a cerca de 80 metros de distância, bem como a reconstrução do coroamento do muro cortina em cerca de 110 metros.

 

O objetivo definido pela Portos dos Açores para esta intervenção é o “reforço do troço inicial do molhe para proteção do terrapleno e da estrada de acesso”.

 

Esta intervenção tem como objetivo garantir a operacionalidade do Cais -5 m (ZH), que deve assegurar o abastecimento às Flores e, indiretamente, ao Corvo, enquanto não for reconstruído o molhe-cais.

 

Recorde-se que, em outubro, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou a contratação, por parte da Portos dos Açores, de trabalhos de projeto para, “não só pensar na solução a longo prazo, mas, sobretudo, pensar numa solução a curto prazo, porque o porto deverá sofrer uma obra intermédia, que permita precisamente que a operação continue a realizar-se, com as capacidades que a ilha necessita e que exige, e a obra definitiva, que levará mais tempo”.

 

Apesar de integradas nas denominadas obras de emergência, no âmbito dos prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo, pretende-se que estas obras venham a ser integradas na empreitada de reconstrução do molhe-cais, passando, assim, a obras definitivas, com uma previsão de vida útil igual à de uma obra de abrigo de um porto comercial aberto a todo o tipo de tráfego que, de acordo com as recomendações para obras marítimas, é de 50 anos.


GaCS/SRTOP/HB
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região quer investir 43 milhões de euros em projetos de conservação e gestão do património natural, anuncia Vasco Cordeiro

Investimentos dos municípios afetados pela passagem do furacão Lorenzo avançam este ano

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de fevereiro

Diretor Regional considera fundamental trabalho conjunto entre Governo dos Açores e o Poder Local em prol da juventude açoriana

Governo dos Açores inicia quarta-feira visita estatutária à ilha Graciosa

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal