principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Transportes de Mercadorias Perigosas
Licenciamento de Veículos de Transporte de Mercadorias Perigosas

 

 

Descrição Requisitos Informações úteis Documentos necessários Outros Assuntos Relacionados

Descrição:

A maior parte dos veículos utilizados no transporte rodoviário de mercadorias perigosas não carecem de nenhum licenciamento específico do SCTT/IMT, I.P. para esse efeito. Contudo devem possuir equipamento adequado quando efetuam transporte de mercadorias perigosas, como por exemplo botijas de gás, tintas, etc.

 Os cuidados a ter no transporte de mercadorias perigosas variam consoante o tipo de mercadoria transportada, para dúvidas no transporte de mercadorias perigosas em embalagens, grandes recipientes para granel ou grandes embalagens, transporte de mercadorias perigosas em cisternas , transporte de gasóleo em embalagens, grandes recipientes para granel ou grandes embalagens, transporte de gasóleo em cisternas, transporte de gás butano e propano em garrafas, transporte de tintas e solventes em embalagens, grandes recipientes para granel ou grandes embalagens , transporte de resíduos perigosos em embalagens, GRG’s, grandes embalagens ou cisternas, transporte de matérias e objetos explosivos em embalagens, GRG’s ou grandes embalagens ou transporte de pilhas e acumuladores elétricos, consultar Esclarecimentos IMT.

Os veículos equipados com cisternas fixas ou móveis, designados como FL, OX ou AT, e veículos de transporte de explosivos (EXII, EXIII ou MEMU) requerem licenciamento nesta área comprovado por Certificado de Aprovação de Veículos que Transportam Certas Mercadorias Perigosas.

Requisitos:

O certificado para veículos equipados com cisternas ou que transportem explosivos só será emitido após:

  • Aprovação da cisterna, em conformidade com os Capítulos 6.7, 6.8, 6.9 ou 6.10 do Acordo ADR, respetivamente para cisternas móveis e CGEM, cisternas metálicas e contentores-cisternas, cisternas de matéria plástica reforçada a fibras e cisternas para resíduos, operadas sob vácuo. Esta aprovação é evidenciada pela autorização de utilização emitida pela Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, após inspeção efetuada por um organismo de inspeção reconhecido;
  • Aprovação do veículo, de acordo com as secções 9.1.1 e 9.1.2. do Acordo ADR. O veículo deve ser objeto de uma inspeção especial por parte do SCTT, que emite o respetivo certificado de aprovação do veículo, de acordo com a secção 9.1.3 do Acordo ADR.

Informações úteis:

Destinatários
Proprietários de veículos que transportem mercadorias perigosas.

Quando fazer
Em qualquer altura.

Custos
- Pedido de emissão de certificado: 38,00 €;
- Pedido de renovação do certificado: 27,00 €;

Tempo médio de realização
45 a 90 dias

Onde se dirigir
Direção de Serviços de Viação e Transportes Terrestres de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo ou Horta ou Delegações da Secretaria Regional do Turismo e Transportes da sua Ilha.

Documentos necessários:

A emissão e renovação de Certificado de Aprovação de Veículos que Transportam Certas Mercadorias Perigosas fica sujeita à apresentação dos seguintes documentos:

  • Requerimento Modelo AT (código de acesso à certidão permanente de registo comercial para pessoa coletiva);
  • Certidão da Conservatória do Registo Comercial comprovativa da matrícula da empresa ou cooperativa, ou estatutos da associação ou fundação;
  • Verificação de Transporte Cisterna ou outros meios, por parte da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade a qual emitirá autorização de utilização da cisterna, apenas para veículos cisternas;
  • Declaração do Conselheiro de Segurança da empresa a declarar que está ao corrente da afetação do novo veículo;
  • Fotocópia do livrete e registo de propriedade ou do certificado de matrícula;
  • Fotocópia do cartão de contribuinte;
  • Cópia do seguro;
  • Cópia da última ficha de inspeção periódica válida.

 Outros Assuntos Relacionados:

- Licenciamento de Empresas
- Licenciamento de Veículos
- Certificação de Condutores
- Certificação de Conselheiro de Segurança
- Nomeação/Desvinculação de Conselheiro de Segurança
- Certificação de Entidades Formadoras
- Regulamentos ADR/RPE
- Exames Multimédia
- Esclarecimentos IMT

 
Anexos:

Principal Legislação Aplicável:

Decreto-Lei n.º 246-A/2015, de 21 de outubro
Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 41-A/2010, de 29 de abril, transpondo a Diretiva n.º 2014/103/UE, da Comissão, de 21 de novembro de 2014, que adapta pela terceira vez ao progresso científico e técnico os anexos da Diretiva n.º 2008/68/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa ao transporte terrestre de mercadorias perigosas.

Decreto-Lei n.º 19-A/2014, de 7 de Fevereiro
Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 41-A/2010, de 29 de abril, relativo ao transporte terrestre de mercadorias perigosas, transpondo a Diretiva 2012/45/UE, da Comissão, de 3 de dezembro.

Decreto-Lei n.º 206-A/2012, de 31 de agosto
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 41-A/2010, de 29 de abril, relativo ao transporte terrestre de mercadorias perigosas, transpondo a Diretiva 2010/61/UE, da Comissão, de 2 de setembro.

Decreto-Lei nº 41-A/2010, de 29 de Abril
Transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2006/90/CE, da Comissão, de 3 de Novembro, e a Diretiva n.º 2008/68/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de Setembro, relativa ao transporte terrestre de mercadorias perigosas.
Revogando o Decreto-Lei nº 63-A/2008, de 3 de Abril, alterado o Decreto-Lei nº 170-A/2007, de 4 de Maio,  e respetivos anexos, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2006/89/CE, da Comissão, de 3 de Novembro, que adapta pela sexta vez ao progresso técnico a Diretiva n.º 94/55/CE, do Conselho, de 21 de Novembro, relativa ao transporte rodoviário de mercadorias perigosas.

Decreto-Lei n.º 189/2006, de 22 de Setembro
Altera e atualiza o Decreto-Lei nº 322/2000, de 19 de Dezembro, em conformidade com o ADR de 2005.

Despacho nº 7560/2004, de 16 de Abril
Derrogação ao RPE que facilita o preenchimento do documento de transporte de garrafas de Butano e Propano.

Despacho nº 15162/2004, de 28 de Julho
Derrogação ao RPE relativa ao documento de transporte no caso de percursos de retorno de cisternas e embalagens vazias, por limpar.

Despacho n.º 2338/2001, de 03 de Fevereiro
Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil
Aprova os modelos de relatório de acidente a que se refere o nº 4 do artigo 8º do Decreto-Lei n.º 322/2000 de 19 de Dezembro.

Portaria nº 8/2007, de 1 de Fevereiro 
Aprova as taxas a cobrar pela DROPTT em matéria de viação e transportes terrestres





<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal