principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 15 de Fevereiro de 2019

Programa 'Casa Renovada, Casa Habitada' responde aos novos desafios que se colocam às famílias açorianas, revela Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que o programa ‘Casa Renovada, Casa Habitada’ reúne um conjunto de propostas que tiveram em conta “os novos desafios que se colocam às famílias, por via do impacto que a atual conjuntura social e económica tem provocado no mercado de arrendamento e na vida dos Açorianos”.

 

Andreia Cardoso, que falava em Ponta Delgada, adiantou que a proposta do Executivo prevê duas modalidades de apoio, nomeadamente ‘Renovar para Arrendar’ e ‘Renovar para Habitar’, surgindo como alternativa ao atual diploma que estabelece o apoio à recuperação de habitação degradada.

 

A modalidade 'Renovar para Arrendar' assegura a concessão de um apoio financeiro para obras de reconversão de imóveis devolutos em imóveis com condições para integrar o mercado de arrendamento.

 

Esta modalidade garante um apoio de 100 por cento do orçamento da intervenção e reveste a forma de subsídio reembolsável sem juros.

 

“Este apoio será efetuado através do financiamento à reabilitação e recuperação de imóveis desocupados em que os seus proprietários não tenham condições de os reabilitar", afirmou Andreia Cardoso, acrescentando que "o imóvel recuperado será usado pela Região para arrendamento de longa duração, isto é, durante o período necessário para o reembolso total do apoio à Região, pelo financiamento da sua reabilitação”.

 

Por sua vez, a modalidade 'Renovar para Habitar' consiste no apoio financeiro à reabilitação da habitação própria permanente e reveste a forma de subsídio reembolsável e não reembolsável às famílias cuja situação socioeconómica não lhes permita proceder às intervenções necessárias para a sua recuperação.

 

Nesta modalidade, adiantou Andreia Cardoso, “é também assegurado um apoio a 100 por cento, sendo que os candidatos com melhores condições económicas terão de reembolsar a Região de uma parte do apoio”.

 

“Esse reembolso, será feito em prestações mensais que serão calculadas tendo em conta as despesas que os agregados já têm com a habitação candidatada e corresponderá até um máximo de 30% da totalidade do valor das obras”, acrescentou.

 

Segundo adiantou a Secretária Regional, esta é mais uma “estratégia do Governo para responder eficientemente às necessidades habitacionais dos Açorianos, proporcionando o acesso a uma habitação condigna, adequada e a custos suportáveis, promovendo, simultaneamente, a reabilitação do parque habitacional degradado e a requalificação do ambiente urbano”.

 

O programa ‘Casa Habitada, Casa Renovada’ vai permitir dar resposta às famílias que vivem em situação de grave carência habitacional, assim como garantir o acesso à habitação aos que não têm resposta por via do mercado de arrendamento.

 

Vai possibilitar ainda fazer com que a reabilitação seja uma forma de intervenção ao nível do edificado e do desenvolvimento urbano, assim como promover a inclusão social e territorial e as oportunidades de escolha habitacionais.

 

Na anterior legislatura, o Governo dos Açores apoiou cerca de quatro mil famílias na área da habitação, num investimento de quase 50 milhões de euros.

 

No atual mandato, já foram apoiadas quase 3.500 famílias, num investimento superior a 27 milhões de euros. 


GaCS/SRSS
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.15-SRSS-CasaRenovadaCasaHabitada(1).mp3 2019.02.15-SRSS-CasaRenovadaCasaHabitada(2).mp3   19.4537.jpg 19.4538.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

Capacitação das organizações de produtores é fundamental para valorização de produtos da pesca, afirma Diretor Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de março

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal