principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

 

 

Programa Regional de Reestruturação dos Serviços de Apoio Domiciliário e de Apoio aos Cuidadores

Criado pela Secretaria Regional da Solidariedade Social, o Programa Regional de Reestruturação dos Serviços de Apoio Domiciliário e de Apoio aos Cuidadores inscreve-se num processo de planeamento estratégico, que se afirma na capacidade de responder às necessidades que emergem de uma sociedade em profunda mudança, nomeadamente das que resultam das dinâmicas demográficas registadas e da evolução e mudança das funções e papéis das famílias.

É neste contexto que este Programa assenta em duas grandes vertentes: 1) na reorganização, de forma progressiva, dos Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) no sentido de os dotar de uma maior e melhor capacidade de resposta, nomeadamente no alargamento de horários e no tipo de serviços prestados; 2) No apoio aos cuidadores informais.

O Programa visa promover a complementaridade entre os sistemas informal e formal e apresenta-se como um instrumento orientador no que concerne à implementação de um suporte organizado aos cuidadores informais, capaz de impulsionar o aprofundamento da articulação entre as diferentes instituições e setores, uma oportunidade de conhecimento dos recursos existentes, potenciando-os e dando-lhes visibilidade.

 

Programa Acolher, Desenvolver e Integrar

O Programa ADI (Acolher, Desenvolver e Integrar) pretende reforçar as condições necessárias ao pleno desenvolvimento das crianças e jovens acolhidos em instituição e promover contextos potenciadores do seu desenvolvimento integral e padrões de vida normalizados.

O programa propõe-se dar continuidade e reforçar algumas ações já em curso e implementar outras numa lógica concertada e integrada entre os vários setores envolvidos.

 

CONTIGO

O Programa CONTIGO visa desenvolver dispositivos flexíveis e integrados vocacionados para a prevenção e combate à violência conjugal/género, através de um forte trabalho cooperado/em rede, de âmbito sistémico.

 

 

Impacto

Visa realizar uma intervenção especializada sobre crianças e jovens vítimas de violência, com vista à redução do impacto da violência conjugal sobre os mesmos e à quebra de ciclos de violência que se perpetuam, por vezes, ao longo de gerações.

 

 

Conecta

Visa promover um exercício positivo da parentalidade ao apoiar a família na aquisição de competências e habilidades necessárias para exercer adequadamente a sua função protetora, educativa e socializadora. Com os adolescentes promover uma adequada convivência familiar, promover comportamento adequados, a participação nas atividades escolares/formativas mediante alguns princípios essenciais.

 

 

ERASCJ

Visa desenvolver formas de apoio integrado às crianças/jovens vítimas de abuso sexual e seus contextos familiares. Implementar um processo de acompanhamento/reabilitação dos agressores. Reforçar a capacidade de intervenção das instituições envolvidas.

 

 

PAAJ

Programa de Avaliação e Reconfiguração Institucional das Estruturas de Acolhimento para Crianças e Jovens visa constitui-se como uma estratégia de diagnóstico para avaliar as necessidades das crianças e jovens com 12 ou mais anos acolhidos em instituição de modo a sustentar um referencial de intervenção psicoterapêutico, educativo e, se necessário, de um modelo de acolhimento específico para as crianças e jovens cuja situação de perigo decorre do seu comportamento, com repercussões no processo formativo dos trabalhadores envolvidos.

 

 

Escola + Voluntária

A II Edição do Programa “Escola +Voluntária”, desenvolvido em parceria com a Direção Regional da Educação e com a Direção Regional da Juventude, procura reconhecer e valorizar projetos no âmbito da temática do voluntariado em contexto escolar.
A iniciativa visa reconhecer a atividade de voluntariado nos estabelecimentos de educação e ensino da região, constituindo um caminho para reforçar o papel da escola como agente estruturante na construção de relações humanas e de modelos de consolidação de valores de responsabilidade social.

 

 

 





<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal