principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Madalena , 19 de Fevereiro de 2019

Hospital da Horta e Câmara Municipal da Madalena celebram acordo para garantir qualidade da água na Unidade de Diálise do Pico

O Diretor Regional da Saúde afirmou hoje, na Madalena, que o acordo celebrado entre o Hospital da Horta e a Câmara Municipal da Madalena salvaguarda a qualidade da água da Unidade de Diálise Periférica do Centro de Saúde da Madalena e a segurança do tratamento dos doentes.

 

“Este é um serviço que entendemos necessário à ilha do Pico, mas, para a sua entrada em funcionamento, não basta ligar a estação de tratamento de águas à rede pública, é necessário garantir parâmetros de qualidade estáveis, de acordo com o Manual de Boas Práticas de Diálise Crónica”, sublinhou Tiago Lopes.

 

O Diretor Regional, que falava na assinatura do protocolo de articulação entre o Hospital da Horta e Câmara Municipal da Madalena para o abastecimento de água à Unidade Periférica de Diálise do Pico, referiu que o facto da água do concelho da Madalena ser boa para consumo público, não implica que dispense um tratamento especial para a diálise.

 

“É assim em todas as unidades de diálise, há parâmetros que têm de ser monitorizados e reajustados, como o cálcio, o magnésio e o cloro, por exemplo. Só depois da garantia da estabilização desses valores em permanência durante três meses é que estaremos em condições de abrir este serviço”, frisou.

 

De acordo com o protocolo agora assinado, a Câmara Municipal da Madalena disponibilizará de forma regular e periódica ao Hospital da Horta, no mínimo com periodicidade trimestral, os resultados do controlo operacional que entenda efetuar em qualquer ponto de amostragem que seja representativo da água fornecida à Unidade de Diálise.

 

A Unidade de Diálise do Centro de Saúde da Madalena é uma extensão do Serviço de Hemodiálise do Hospital da Horta, que prevê cinco postos de tratamento, um gabinete médico e instalações técnicas.

 

A obra representa um investimento de 165 mil euros e irá melhorar a prestação de cuidados aos doentes hemodialisados do Pico.

 

Tiago Lopes afirmou que, “confirmada a colaboração do Colégio da Especialidade de Nefrologia da Ordem dos Médicos, foi agendada e realizada uma vistoria, em colaboração com a Delegação de Saúde da Madalena, que deu o aval para esta segunda fase com a inerente complexidade e os níveis de segurança que exige um processo de certificação como este”.

 

Atualmente são nove os doentes renais naturais da ilha do Pico que fazem hemodiálise no Hospital da Horta, sendo que três deles transferiram residência para o Faial.

 

O Diretor Regional salientou que, após a abertura desta Unidade, poderão existir alguns doentes renais que, de acordo com o seu estado clínico, necessitem de se deslocar ao Hospital da Horta, segundo os critérios de elegibilidade da Diretora de Serviço de Hemodiálise.

 

“Para uma larga maioria dos doentes renais do Pico, a Unidade de Diálise trará comodidade e qualidade de vida, evitando deslocações à ilha do Faial”, frisou Tiago Lopes.


GaCS/MS
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.19-DRS-Pico.mp3   19.4558.JPG 19.4559.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

Capacitação das organizações de produtores é fundamental para valorização de produtos da pesca, afirma Diretor Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de março

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal