principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 19 de Março de 2019

Governo dos Açores contrata farmacêuticos para as Unidades de Saúde de Ilha do Pico e da Graciosa

O Secretário Regional da Saúde anunciou, em Angra do Heroísmo, a contratação de dois farmacêuticos, que vão integrar as Unidades de Saúde de Ilha do Pico e da Graciosa.

 

“Está já autorizada a contratação de um farmacêutico para a ilha Graciosa e um segundo para a ilha do Pico, ficando assim garantido o reforço da qualidade do serviço prestado aos utentes internados nestas unidades de saúde”, revelou Rui Luís, que falava segunda-feira na cerimónia de posse da Delegada Regional dos Açores da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Margarida Martins.

 

O titular da pasta da Saúde recordou que esta decisão resulta de um compromisso assumido em 2018, durante a visita aos Açores da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, recentemente reeleita para um novo mandato.

 

Nessa altura foi identificada a necessidade de três profissionais de farmácia em três unidades de saúde com internamento, incluindo a Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, que recrutou no ano passado um farmacêutico, seguindo-se, em 2019, a contratação de mais dois profissionais.

 

No contexto do reconhecimento desta classe, Rui Luís salientou que “os farmacêuticos são verdadeiros aliados do Serviço Regional de Saúde, porque estão, no seu dia a dia, em contato permanente com os utentes”.

 

Na sua intervenção, o Secretário Regional, referindo-se às carreiras, manifestou a disponibilidade do Governo dos Açores para continuar a colaborar com esta ordem profissional para dignificar a profissão dos farmacêuticos.

 

“Toda a análise da especificidade própria da Região, no que diz respeito a aspetos legais e financeiros das carreiras, está na sua fase final de avaliação e muito em breve teremos a possibilidade de reunir com o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, para ultimar todas essas componentes”, adiantou.

 

Rui Luís destacou ainda a cooperação existente entre o Executivo e a Ordem dos Farmacêuticos em matéria de prevenção e promoção de hábitos de vida saudáveis, apontando como exemplo o programa Geração Saudável, implementado nas escolas açorianas.

 

A criação nesta legislatura de um Gabinete de Gestão do Medicamento e dos Assuntos Farmacêuticos, em conjunto com a Ordem, foi outro aspeto realçado.

 

“Foi um passo determinante para uniformizar procedimentos na gestão dos circuitos do medicamento e, por outro lado, para implementar e monitorizar a política do medicamento nos cuidados de saúde primários, e proceder à elaboração de protocolos terapêuticos”, afirmou Rui Luís.

 

O incentivo, por parte do Governo, à criação da primeira Unidade de Farmacovigilância dos Açores, para reportar reações adversas a medicamentos, foi também apontado como referência.

 

“Temos vindo a cumprir esse desiderato de melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, temos feito um forte investimento em recursos humanos, criando melhores condições aos profissionais de saúde e, consequentemente, melhores condições aos nossos utentes, que são a nossa principal preocupação e missão”, frisou o Secretário Regional.


GaCS/SRS
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.03.18-SRS-PosseOrdemFarmacéuticos(1).mp3 2019.03.18-SRS-PosseOrdemFarmacéuticos(2).mp3   19.4778.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Melhores soluções energéticas representam mais-valias para as condições financeiras das instituições, afirma Diretor Regional da Solidariedade Social

Desemprego desce mais de 11 por cento em março nos Açores

Açores com mais bombeiros e escolas de infantes e cadetes, destaca Rui Luís

Governo Regional promove realização do 1.º Festival Infantojuvenil de Artesanato dos Açores – Raízes

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 de abril

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal