principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Fenais da Ajuda , 6 de Fevereiro de 2019

‘Clube do Pequeno-Almoço’ chega a 66 escolas de S. Miguel e deverá ser alargado a todas as ilhas dos Açores

A Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências afirmou hoje, nos Fenais da Ajuda, que a adesão registada na implementação do projeto ‘Clube do Pequeno-Almoço’ na ilha de S. Miguel reforça o objetivo de alargar esta iniciativa a todas as escolas do ensino pré-escolar nos Açores.

 

“O empenho e dedicação manifestados pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) e pelas seis autarquias, desde a primeira hora, revelam a pertinência da ação, que deverá chegar ao maior número de alunos possível”, salientou Suzete Frias.

 

A Diretora Regional, que falava na Escola Básica dos Fenais da Ajuda, concelho da Ribeira Grande, onde foi hoje oferecido às crianças um 'pequeno-almoço saudável', sublinhou que esta iniciativa é um bom exemplo da cooperação entre instituições na implementação de políticas públicas em prol do cidadão.

 

“É necessário dar continuidade a este entusiasmo, dando aos alunos e encarregados de educação o melhor que lhe podemos dar, hábitos de vida saudáveis e literacia em saúde”, frisou.

 

O ‘Clube do Pequeno-Almoço’ é uma iniciativa da Equipa de Saúde Escolar da USISM, enquadrada nos objetivos da Saúde Escolar, da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, que teve início em dezembro.

 

O projeto, que abrange 66 escolas do pré-escolar da ilha de S. Miguel, num total de cerca de 2.500 alunos e 1.400 pais, teve em consideração os resultados do Sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco 2016-2017, que elegeu a alimentação saudável como tema obrigatório a ser desenvolvido pela Saúde Escolar.

 

O 'Clube do Pequeno-Almoço' enquadra-se no Plano de Atividades da Saúde Escolar, seguindo as metas do Programa Regional de Promoção para a Alimentação Saudável, que tem nos jovens os seus principais alvos de atuação.

 

A ação, que conta com o apoio das autarquias, propõe a realização de dois pequenos-almoços exemplificativos por trimestre, envolvendo, além das crianças, a comunidade docente e não docente, e os pais dos alunos do pré-escolar.

 

Para Suzete Frias, esta é uma oportunidade para pais e filhos adquirirem conhecimentos sobre as propriedades e a correta utilização dos alimentos.

 

“Este é um momento em que os pais, os elementos das equipas de Saúde Escolar e as crianças tomam esta refeição em conjunto, o que ajuda, pelo exemplo, os pais a fortalecerem a ideia de que o pequeno-almoço é um hábito saudável e importante de manter ao longo da vida”, referiu a Diretora Regional.

 

Suzete Frias lembrou que a opção por um pequeno-almoço rico em fibras e proteínas, aumenta a concentração e a memória das crianças, funções necessárias a um bom rendimento escolar.

 

“Há estudos que revelam que a prática diária de um pequeno-almoço equilibrado, para além de ser uma medida importante de combate à obesidade, tem outros benefícios em saúde a longo prazo, como a redução da hipertensão, doenças cardíacas e diabetes”, sustentou.

 

O excesso de peso infantil atinge 32,5% das crianças e adolescentes açorianas, sendo o aumento do consumo de alimentos de elevada densidade energética, como as bebidas açucaradas, apontado como uma das principais causas desta problemática.

 

O Programa Regional para a Alimentação Saudável tem como uma das suas estratégias, no que diz respeito à alimentação, atividade física e saúde, recomendar o aumento do consumo de fruta e produtos hortícolas e reforçar a importância do pequeno-almoço.


GaCS/MS
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4471.jpg 19.4472.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores lança nova linha de financiamento para projetos de investigação em ciências sociais e humanas

Açores com o maior rácio de constituição de novas empresas do país

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de março

Museu Francisco de Lacerda inaugura exposição "Novas de S. Jorge"

Museu de Angra do Heroísmo promove Noite Lírica Beneficente, na Igreja de Nossa Senhora da Guia

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal