principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 9 de Janeiro de 2019

Universidade dos Açores deve continuar a ser um dos principais motores de transformação social e científica da Região, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou hoje, em Ponta Delgada, que, considerando a “importância estratégica” da investigação ligada ao Mar, vai ser disponibilizado um apoio público “superior a dois milhões de euros", a que a Universidade dos Açores se pode candidatar para contratar "cerca de uma dezena de docentes ou investigadores para os próximos três anos, de modo a fortalecer o polo universitário da ilha do Faial”.

 

Este apoio, anunciado, em novembro, pelo Presidente do Governo, “será concertado com a Reitoria", integrando verbas que estavam, em parte, inicialmente destinadas a outro tipo de investimento na área do Mar.

 

Para Gui Menezes, "será essencial para fortalecer o polo da Horta da Universidade dos Açores e as Ciências do Mar na Região”.

 

O Secretário Regional, que falava na sessão solene comemorativa do 43.º aniversário da Universidade dos Açores, lembrou que o percurso desta instituição está “ligado à história da Autonomia”.

 

“Ao longo de mais de quatro décadas, a Universidade dos Açores tem colocado o conhecimento ao serviço da sociedade e tem contribuído para o desenvolvimento do arquipélago”, disse, acrescentando que “o sucesso” da academia açoriana será também “um importante contributo” para o sucesso da Região.

 

Neste sentido, afirmou que o Governo Regional, “dentro daquilo que são as suas possibilidades e competências, tem vindo, e continuará, a apoiar a Universidade dos Açores a vários níveis, incluindo a sua organização tripolar, que constitui uma marca identitária da academia açoriana e que nunca deverá ser posta em causa”.

 

O Secretário Regional defendeu que se espera que a Universidade dos Açores continue a ser “um dos principais motores de transformação social e científica da Região”, apontando, para tal, a importância de apostar numa oferta formativa “diversificada, ampla e de qualidade”.

 

Na sua intervenção, lembrou a criação de programas específicos de apoio financeiro ao desenvolvimento científico e tecnológico, destacando o PRO-SCIENTIA, em vigor desde 2012, “cujo acesso é restrito a entidades de investigação e desenvolvimento (I&D) sediadas nos Açores e cujo principal e quase único beneficiário é a Universidade dos Açores”.

 

Precisamente no âmbito do PRO-SCIENTIA, frisou a abertura de vários concursos durante o primeiro semestre deste ano, num valor total de financiamento superior a 400 mil euros, sublinhando que o orçamento regional para este ano para a Ciência será aplicado, “maioritariamente, em projetos de investigação, na promoção da internacionalização da investigação, no fomento da cooperação e transferência de conhecimento entre as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Açoriano e o tecido socioeconómico”.

 

O titular da pasta da Ciência sustentou que “a formação avançada é o suporte fulcral ao futuro da Região e à fixação de jovens com qualificação de alto nível, essenciais à criação de emprego qualificado, ao empreendedorismo e à melhoria da competitividade empresarial”, acrescentando que, nesta área, a Universidade dos Açores tem também um “papel fundamental”.

 

Ainda no que se refere à investigação, Gui Menezes realçou o reconhecimento granjeado “além-fronteiras” pelos investigadores da Região envolvidos em projetos científicos internacionais “de primeira linha” e em áreas científicas que o Governo dos Açores considera de “grande importância estratégica”.


GaCS/GM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo faz levantamento no terreno dos estragos provocados pelo mau tempo na ilha Terceira

Diretora Regional destaca liderança das ilhas na transição energética da União Europeia

Serviço Regional de Estatística dos Açores promove XI Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatística Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de junho

"Contadores de palmo e meio" na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal