principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Velas , 22 de Janeiro de 2019

Gui Menezes faz balanço "muito positivo" do setor das pescas em São Jorge

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia considerou hoje, nas Velas, ser “muito positivo” o facto de existirem pescadores jovens de São Jorge “a quererem tirar cursos de formação” promovidos pela Direção Regional das Pescas, frisando que, “numa ilha em que existia o envelhecimento da classe piscatória, é bom sinal que haja jovens a quererem ir para o mar e a fazer da pesca a sua profissão”.

 

Gui Menezes sublinhou que a formação profissional na área das pescas é “uma das prioridades do Governo", salientando que foi realizado no ano passado um curso de pescador em São Jorge, que abrangeu duas dezenas de profissionais, e está prevista a realização de um curso de arrais de pesca durante o primeiro trimestre deste ano.

 

O Secretário Regional, que falava no final de uma reunião com a Direção da Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge, no âmbito da visita estatutária do Executivo, referiu que este encontro serviu para “fazer o balanço dos primeiros dois anos de legislatura” no que respeita ao setor das pescas, destacando a reparação das casas de aprestos das Velas, em outubro do ano passado, que era um compromisso assumido junto dos pescadores jorgenses.

 

Gui Menezes adiantou que serão distribuídos “alguns cartazes e posters chamando a atenção [dos profissionais da pesca] para a importância de assegurar a qualidade do pescado, que se repercute no seu valor na primeira venda”.

 

O Secretário Regional afirmou ainda que 2018 foi um “excelente ano de lula", uma tendência que se mantém em 2019, acrescentando que a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge "tem conseguido exportar bastante quantidade desta espécie e isso tem trazido um rendimento acrescido aos pescadores jorgenses”.

 

Em 2018 foram capturadas 16,5 toneladas de lulas em São Jorge, que renderam na primeira venda mais de 100 mil euros, sendo que este ano, até à data, já se ultrapassaram oito toneladas de lulas vendidas em lota, que corresponderam a mais de 50 mil euros.

 

Gui Menezes reuniu também com a Direção da Associação de Apanhadores de Ameijoas da Caldeira de Santo Cristo, tendo um dos temas abordados sido o desenvolvimento de uma experiência de produção de ameijoas em tabuleiros na lagoa daquela fajã.

 

Esta é uma iniciativa que poderá ser enquadrada no regime de apoio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) que o Governo dos Açores lançou no final de maio de 2018 com o objetivo de acelerar a transferência de conhecimento entre cientistas e pescadores, de modo a promover a sustentabilidade dos recursos piscícolas no arquipélago.

 

Foi também discutida a elaboração de um plano de acompanhamento e monitorização da qualidade da água da lagoa da Caldeira de Santo Cristo.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.01.22-SRMCT-RejuvenescimentoClassePiscatoriaSJorge(1).mp3 2019.01.2-SRMCT-AssociacaoPescadoresS.JorgeBalanco(2).mp3 2019.01.22-SRMCT-ValorizacaoPescadoABordo(3).mp3 2019.01.22-SRMCT-BomAnoPescaLula(4).mp3   19.4356.jpg 19.4357.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de maio

Governo dos Açores disponibiliza aplicações de consulta dos resultados, dos candidatos e dos locais de voto das eleições para o Parlamento Europeu

Direção Regional da Cultura assina protocolo de colaboração com o Regimento de Guarnição N.º 1

Governo dos Açores avança com investimento de 450 mil euros para beneficiação de caminhos na ilha Terceira

Programa ‘Casa Renovada, Casa Habitada’ publicado hoje em Diário da República

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal