principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 10 de Novembro de 2018

Gui Menezes destaca relevância cultural da missão dos centros de Ciência da Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Horta, “a importância da missão” dos museus e dos centros de Ciência “na promoção da cultura científica e tecnológica” nos Açores, bem como “a relevância cultural destas instituições para a comunidade”.

 

Gui Menezes falava à margem de uma visita ao Observatório do Mar dos Açores (OMA), na antiga Fábrica da Baleia de Porto Pim, na data em que se assinala o Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência.

 

“Visitámos esta fábrica, que foi um investimento recente do Governo dos Açores, e que criou condições para a sede do OMA, um dos centros de Ciência que o Executivo açoriano apoia, que fica agora com condições excelentes para desenvolver as suas atividades no âmbito daquilo que é a divulgação da cultura científica”, afirmou o Secretário Regional.

 

Segundo Gui Menezes, os centros de ciência existem, sobretudo, para “desenvolver atividades com os mais novos e com as escolas, para que se incuta o gosto pela Ciência e pelo Conhecimento de uma forma informal e, muitas vezes, divertida”.

 

O Secretário Regional destacou ainda o apoio do Governo dos Açores à rede de centros de Ciência da Região, que corresponde a um investimento de 630 mil euros, ou seja, mais 13% do que em 2017, frisando que este incremento “reflete a estratégia do Governo nas políticas públicas para ligar a ciência à sociedade e reforçar a divulgação e a promoção da cultura científica” no arquipélago.

 

Gui Menezes disse também que os apoios aos centros de Ciência integram-se no Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores -PACCTO Açores, lançado em maio, e que tem um conjunto de cinco programas, com um investimento previsto de 2,2 milhões de euros até 2020, designadamente ‘Ciência e Sociedade’, ‘Ciência na Escola’, ‘Investigadores e Comunicação Pública de Ciência’, ‘Ciência Cidadã’ e ‘Ciência e os Media’.

 

A Região tem seis centros de Ciência, espalhados por três ilhas, nomeadamente o EXPOLAB, o Observatório do Ambiente dos Açores, o Observatório Astronómico, o Observatório do Mar dos Açores, o Observatório Microbiano e o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores.

 

No primeiro semestre deste ano, estes espaços foram visitados por cerca de 43.300 pessoas, números que, segundo o Secretário Regional, “justificam o reforço de iniciativas que promovam mais a ligação entre a ciência e a sociedade”.

 

O Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência é assinalado a 10 de novembro e resulta da parceria entre a UNESCO e as diferentes redes internacionais de museus e centros de Ciência.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.11.10-SRMCT-DiaInternacionalCentrosCiencia_OMA.mp3 2018.11.10-SRMCT-DiaInternacionalCentrosCienciaApoiosGRA.mp3 2018.11.10-SRMCT-DiaInternacionalCentrosCiencia_ProgramasCiencia.mp3   18.3888.jpg 18.3889.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 de maio

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de maio

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 de maio

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove exposição do Periódico Mais Pequeno do Mundo

EBI Roberto Ivens vence Fase Zonal A do 2º ciclo dos Jogos Desportivos Escolares 2018/2019

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal