principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 13 de Fevereiro de 2019

Grupos de Ação Local da Pesca começam a abrir candidaturas para projetos em comunidades costeiras

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores “coloca muita confiança” nas iniciativas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que têm como objetivo o surgimento de atividades nas comunidades piscatórias, “numa altura em que é necessário encontrar rendimentos alternativos à pesca e novas formas de dinamização das comunidades costeiras”.

 

Gui Menezes, que falava aos jornalistas à margem de uma reunião com os Grupos de Ação Local (GAL) da Pesca, salientou que “os atores que mais vivenciam o dia-a-dia nas comunidades piscatórias estão mais capacitados para desenvolver estratégias alternativas de rendimento”.

 

Neste sentido, o Secretário Regional apontou áreas como a valorização e a capacitação dos ativos das comunidades costeiras, mas também “a recuperação de alguns aspetos culturais e patrimoniais” dessas comunidades que possam “ser valorizados, por exemplo, para o turismo, e que tragam mais rendimento”. 

 

Gui Menezes afirmou que o encontro de hoje dos três Grupos de Ação Local da Pesca nos Açores tem como objetivo “fazer o ponto de situação” sobre o processo, referindo que o GAL Pesca ‘Grater Mar’ está mais adiantado, "tendo já as candidaturas abertas”.

 

“O que se pretende com esta reunião é aferir as dificuldades e as dinâmicas que estão a ser construídas, e que os GAL Pesca possam trocar experiências entre si”, disse, referindo que, “neste momento, estão a ser implementadas as equipas técnicas que vão coordenar os projetos de cada Grupo de Ação Local”.

 

“Foi um processo com um início um bocadinho difícil porque é a primeira experiência do género na Região, mas agora [os GAL Pesca] estão a uma velocidade cruzeiro”, disse.

 

No último quadro comunitário de apoio à pesca (2007-2014) foram criados em Portugal continental 13 Grupos de Ação Local da Pesca, que levaram à criação de dois mil empregos, diretos e indiretos, em áreas como a biotecnologia, a transformação, o turismo e lazer, a comercialização e a valorização de produtos, entre outras.

 

“Gostaríamos de prosseguir nos Açores com exemplos e uma dinâmica que nos possa levar aos objetivos definidos, ou seja, à criação de mais emprego e mais rendimento nas comunidades piscatórias”, frisou o Secretário Regional.

 

Formalmente, foram criados, em maio de 2018, três Grupos de Ação Local da Pesca, dois anos depois de o Governo dos Açores ter começado a desenhar a forma de implementar medidas DLBC no setor.

 

Os três GAL Pesca açorianos são o 'Adeliaçor Mar', cujo território de intervenção são as ilhas do Corvo, Flores, São Jorge, Pico e Faial, o 'Grater Mar', que abrange a Graciosa e a Terceira, e o 'Maraçores Oriental', cujo território de intervenção são as ilhas de São Miguel e Santa Maria.

 

No âmbito das medidas DLBC, serão injetados, no total, quatro milhões de euros no setor da pesca dos Açores, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e do Orçamento da Região.

 

Gui Menezes, em declarações aos jornalistas, lembrou ainda “o esforço muito grande” que o Governo dos Açores tem feito na capacitação dos profissionais do setor, bem como na escolarização dos ativos da pesca, defendendo, nesse sentido, que, “aos poucos, vão registar-se mudanças nas comunidades piscatórias, que, nalguns casos, são já uma realidade”.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.13-SRMCT-GALPesca(1).mp3 2019.02.13-SRMCT-GALPesca(2).mp3 2019.02.13-SRMCT-GALPesca(3).mp3   19.4519.jpg 19.4520.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores acolhem Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da CRPM em 2020

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 de março

Proteção Civil alerta para previsão de chuva em sete ilhas dos Açores

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores

LREC realiza seminário de caraterização dos materiais de origem vulcânica dos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal