principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Calheta , 23 de Janeiro de 2019

Governo dos Açores realiza três obras de proteção costeira em São Jorge este ano

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou hoje, na Calheta, em São Jorge, que se prevê que seja lançado no final do primeiro trimestre o concurso público para a obra de proteção e infraestruturação do caminho municipal adjacente ao Campo de Jogos de Santa Catarina.

 

Gui Menezes referiu que esta obra, que representa um investimento total previsto de 575 mil euros, “dá resposta à reivindicação da autarquia da Calheta e vem minimizar os estragos que o mau tempo que se fez sentir em novembro provocou na orla” deste concelho da ilha de São Jorge, perto do campo de futebol e da conserveira Santa Catarina.

 

O objetivo desta obra é “proteger o caminho municipal, que tem sofrido com agitação marítima e é zona problemática”, disse o Secretário Regional, acrescentando que a intervenção pretende ainda “valorizar” aquela zona costeira.

 

Gui Menezes falava à margem da apresentação do projeto de proteção e infraestruturação do caminho municipal adjacente ao Campo de Jogos de Santa Catarina, no âmbito da visita estatutária do Governo à ilha de São Jorge.

 

O governante referiu que o projeto da obra “vai acomodar parte dos inertes resultantes da construção da escola da Calheta”, frisando que a dotação financeira de que a Direção Regional dos Assuntos do Mar dispõe para este ano “vai permitir realizar uma parte da obra, no valor de 321 mil euros”, sendo que a intervenção naquele local se vai prolongar até 2020.

 

A obra tem como objetivo a proteção do caminho municipal, que é assolado pela agitação marítima, assim como a requalificação do caminho existente, de forma a garantir o acesso às infraestruturas existentes, prevendo-se, simultaneamente, a valorização da orla costeira naquele local.

 

Os trabalhos a realizar englobam a construção de um talude de enrocamento de pedra para proteger o caminho municipal, a construção de muros de suporte e ainda a reabilitação e reposição do traçado viário, incluindo a execução de pavimentação, de muros guarda, de passeios pedonais, e a drenagem pluvial do troço da via intervencionada.

 

O projeto prevê ainda a valorização do espaço do ponto de vista paisagístico com a recuperação do património existente, nomeadamente de um moinho de vento, referiu Gui Menezes.

 

O Secretário Regional adiantou ainda que, no que respeita à proteção e requalificação da orla costeira em São Jorge, o Governo dos Açores vai proceder este ano ao reforço da proteção costeira do portinho da Fajã de São João, num investimento de 192 mil euros, e vai executar a obra de proteção e estabilização da zona costeira na Fajã das Pontas, cujo projeto está a ser elaborado e deverá estar concluído em fevereiro, tendo um custo estimado de 200 mil euros.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.01.23-SRMCT-ProtecaoCosteiraSantaCatarina(1).mp3 2019.01.23-SRMCT-ProtecaoCosteiraSantaCatarina(2).mp3 2019.01.23-SRMCT-ProtecaoCosteiraSantaCatarina(3).mp3   19.4381.JPG 19.4382.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo faz levantamento no terreno dos estragos provocados pelo mau tempo na ilha Terceira

Diretora Regional destaca liderança das ilhas na transição energética da União Europeia

Serviço Regional de Estatística dos Açores promove XI Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatística Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de junho

"Contadores de palmo e meio" na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal