principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 1 de Abril de 2019

Governo dos Açores promove, a 4 de abril, em Santa Maria, sessão de esclarecimento sobre projetos espaciais

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou hoje que vai participar numa sessão pública de esclarecimento que se realiza quinta-feira, 4 de abril, no Núcleo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, com o objetivo de “informar os Marienses sobre todos os processos que estão a decorrer” no domínio espacial.

 

Gui Menezes referiu que está em causa “uma série de desenvolvimentos recentes”, nomeadamente a criação da Agência Espacial Portuguesa - 'Portugal Space' e o lançamento do concurso internacional, de diálogo concorrencial, para a implementação do porto espacial em Santa Maria.

 

O Secretário Regional falava, na Horta, à margem de uma audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa sobre a proposta de decreto legislativo regional que regula o regime jurídico de licenciamento das atividades espaciais, de qualificação prévia e de registo e transferência de objetos espaciais, relativos a atividades a desenvolver nos Açores, bem como o respetivo regime económico e financeiro.

 

Segundo Gui Menezes, esta proposta de diploma “decorre e estava previsto no Decreto Lei 16/2019, que, no seu artigo 27, estipula que, no caso das atividades espaciais a desenvolver nas regiões autónomas, o regime jurídico é definido por decreto legislativo regional, sem prejuízo de pareceres vinculativos, fundamentados, dos membros do Governo [da República], responsáveis pela Defesa e pela Administração Interna, quando estejam em causa questões de defesa e de segurança nacional”.

 

Esta proposta de decreto legislativo regional define “o licenciamento e o retorno, as operações de comando e controlo e a entidade regional responsável pelo processo, e define também aquilo que são os processos de contraordenações, taxas e contribuições”, afirmou Gui Menezes.

 

Questionado pelos jornalistas sobre as preocupações ao nível dos impactos ambientais e de segurança das populações relacionados com o desenvolvimento de projetos espaciais, o Secretário Regional frisou que, “desde o início do processo”, o Governo dos Açores defende que são “questões muito importantes a que está atento”, acrescentando que “nada se fará” se essas questões não forem salvaguardadas.

 

“Lançámos agora um concurso público internacional, e o Governo dos Açores seguirá as normas legais em vigor em relação a essas matérias, portanto, esses assuntos serão cuidados”, assegurou.

 

Na audição pela Comissão Parlamentar, o Secretário Regional frisou que a criação do decreto legislativo regional para licenciamento das atividades espaciais “não é, por si só, um compromisso de construção” de um porto espacial, referindo que “o que está em causa é a concessão da atividade espacial a um operador”, ou seja, um enquadramento jurídico para que essas atividades possam ocorrer na Região.

 

“O lançamento de satélites de forma horizontal, utilizando aviões também tem enquadramento neste diploma”, acrescentou.

 

Gui Menezes lembrou ainda que a atividade espacial é “uma atividade nova no país, que tem vindo a ser assessorada pela Agência Espacial Europeia”.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:  
2019.04.01-SRMCT-ComissãoEconomia(1).mp3 2019.04.01-SRMCT-ComissãoEconomia(2).mp3 2019.04.01-SRMCT-ComissãoEconomia(3).mp3 2019.04.01-SRMCT-ComissãoEconomia(4).mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo Centro de Apoio à Deficiência é “mais uma pedra na construção de uma Região solidária”, afirma Vasco Cordeiro

Secretária Regional da Energia inaugura ponto de carregamento rápido para veículos elétricos em Ponta Delgada

Acordos com sindicatos médicos reforçam eficiência na saúde, afirma Teresa Machado Luciano

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de novembro

Investimento privado na Região demonstra confiança dos empresários na economia, afirma Vasco Cordeiro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal