principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ribeira Grande , 11 de Outubro de 2018

Governo dos Açores alavanca projetos de investigação e desenvolvimento na área da energia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia sublinhou, na Ribeira Grande, que os Açores são “um dos sítios no mundo com maiores recursos geotérmicos exploráveis”, a par de países como a Islândia, a Nova Zelândia e o Japão, referindo que é necessário aproveitar o potencial da Região nesta área “para gerar conhecimento e riqueza”.

 

Bruno Pacheco falava quarta-feira à margem de uma visita de campo ao projeto europeu HEATSTORE - High Temperature Underground Thermal Energy Storage, que tem como um dos parceiros o IVAR - Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores.

 

Este projeto, financiado pelo GEOTHERMICA ERA-NET, pretende reduzir o custo e os riscos do armazenamento de energia térmica subterrânea, bem como melhorar o desempenho de tecnologias associadas, sendo que os Açores estão a ser utilizados como local de estudo.

 

Segundo o Diretor Regional, este projeto é “mais um exemplo de uma aposta que o Governo dos Açores tem vindo a fazer na diversificação de fontes de financiamento para áreas não alinhadas com a RIS3 (Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente), como é o caso da energia”.

 

“Encontrámos nas tipologias da ERA-NET uma forma de enquadrar as nossas equipas de investigação, como é o caso do IVAR, [em consórcios internacionais]”, disse, referindo que esta equipa de investigação dos Açores, em conjunto com as outras equipas de nove países, está a promover o HEATSTORE.

 

Segundo Bruno Pacheco, este projeto, que conta com um financiamento de cerca de 100 mil euros do Fundo Regional para a Ciência de Tecnologia, é um bom exemplo de como “a integração em consórcios de âmbito mais alargado é um dos passos para ganhar massa crítica e para perceber em que áreas podemos melhorar e em que áreas, de facto, somos bons”.

 

O Diretor Regional sublinhou que o Governo dos Açores, através dos vários mecanismos do tipo ERA-NET, alocou mais de 800 mil euros para financiar “projetos de investigação fora da RIS3, em áreas que vão desde a geotermia, passando pela área das doenças neuro generativas e pela biotecnologia”.

 

Neste sentido, o Diretor Regional referiu que o Executivo açoriano pretende “dar um sinal de que está disponível para, juntamente com as entidades do Sistema de Científico e Tecnológico dos Açores, perceber que fontes de financiamento existem e de que forma a Região se podem posicionar para ter acesso a essas fontes de financiamento”.

 

Bruno Pacheco salientou ainda que pretende que haja cada vez mais envolvimento das empresas em projetos de investigação, apontando como exemplo a EDA Renováveis, “parceira associada do HEATSTORE, que fornece dados ao IVAR, e que poderá ser uma utilizadora dos ‘outputs’ do projeto”.

 

Coordenado pela Holanda, o HEATSTORE conta com 24 parceiros de nove países, sendo que Portugal está representado pela equipa de investigação do IVAR da Universidade dos Açores.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
 2018.10.10-DRCT-FinanciamentoProjetos.mp3 2018.10.10-DRCT-FinanciamentoProjInvestigação.mp3 2018.10.10-DRCT-PotencialAreaGeotermia.mp3   18.3602.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Andreia Cardoso assina contratos para recuperação de habitação degradada com famílias da Ribeira Grande

Governo dos Açores promove nova certificação de atum para mercados de alto valor

Museu Carlos Machado promove Férias de Verão no Museu

LIFE BEETLES é o novo projeto europeu de conservação da natureza aprovado para os Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 e 17 de julho

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal