principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 3 de Abril de 2019

Criada associação que vai gerir a Escola do Mar dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, na Horta, que “estão reunidas todas as condições” para que a Escola do Mar dos Açores “tenha sucesso” e para que seja possível “levar à frente” a estratégia que foi definida pelo Executivo açoriano em termos de “aproveitamento do nosso mar e do potencial que temos, no desenvolvimento que podemos incutir na ‘economia azul’, o que só pode ser feito com gente capacitada e formada”.

 

Gui Menezes falava aos jornalistas à margem da cerimónia de assinatura da escritura pública da constituição da ADFMA - Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores, que vai passar a gerir a Escola do Mar.

 

“A partir de agora, esta associação vai tomar as rédeas deste projeto em tudo o que é a sua gestão e o pensar da sua oferta formativa”, afirmou o Secretário Regional, destacando o facto de os sócios fundadores serem “instituições com grande credibilidade e parceiros fundamentais neste projeto”, nomeadamente a Universidade dos Açores e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, bem como a Câmara Municipal da Horta.

 

O Secretário Regional assegurou que a Escola do Mar dos Açores “vai poder atribuir graus de formação de nível IV, de dupla certificação, e vai poder ministrar os cursos de nível V, cursos de Especialização Tecnológica (CET)”, acrescentando que, caso as instituições de ensino superior parceiras assim o entendam, “podem utilizar as infraestruturas e as valências que vão ser instaladas para darem cursos técnicos superiores profissionais, de dois anos”.

 

Gui Menezes salientou ainda que os cursos modulares na área da pesca, nomeadamente de Mestrança e de Comunicações, serão “os primeiros a arrancar, já no final deste ano”.

 

O Secretário Regional referiu que estão ainda a decorrer concursos para equipamentos e simuladores da Escola do Mar, sendo que o concurso para os simuladores “ficou deserto”, adiantando que, em breve, haverá um novo procedimento, com convites diretos a algumas empresas.

 

“Todos esses processos têm as suas vicissitudes e levam algum tempo, mas estamos convencidos que, no final deste ano, a Escola vai estar equipada e caberá à associação que foi hoje criada o papel de dinamizador e de organizador toda a componente letiva e formativa”, disse.

 

“Queremos ter uma escola que atraia pessoas dos Açores todos”, declarou, acrescentando que, “pelas valências que tem”, a Escola do Mar dos Açores “poderá atrair alunos de outras partes do país e de outros países”.

 

“Queremos ter formação de qualidade e atenta àquilo que são as necessidades do mercado de trabalho”, frisou, sublinhando que “os parceiros do projeto são suficientemente credíveis e têm história para que essa qualidade seja garantida”.

 

Questionado pelos jornalistas sobre críticas ao projeto, Gui Menezes considerou “lamentáveis muitas afirmações infelizes” que têm sido feitas "antes da Escola do Mar começar a funcionar”, defendendo que não contribuem para o seu sucesso.

 

A Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores, que foi formalizada hoje, tem como sócios fundadores a Região Autónoma dos Açores, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, a Universidade dos Açores e o Município da Horta.

 

A primeira reunião da Assembleia Geral, para eleger os órgãos sociais desta associação, também teve hoje lugar, tendo sido eleitos para a Assembleia Geral, João Castro, Deputado na Assembleia da República, Luís Filipe Avila, Presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, e João Gonçalves, da Universidade dos Açores.

 

Para o Conselho de Administração foram eleitos Filipe Porteiro, Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Inês Sá, da Direção Regional dos Assuntos do Mar, e José Leonardo da Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta.

 

O Conselho Fiscal é composto por Manuel Branco, Revisor Oficial de Contas, Cristina dos Santos, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, e Helena Reis, Presidente do Conselho de administração da Unidade de Saúde de Ilha do Faial.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4974.JPG 19.4975.JPG 19.4976.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê familiar "Quando a Tinta não Vinha em Tubos"

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019

Terceira Tech Island com mais duas empresas instaladas

Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 de novembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 e 13 de novembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal