principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 23 de Julho de 2019

Censo de Garajaus indica a presença de 7.240 aves nidificantes nos Açores

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar adiantou que o Censo de Garajaus realizado este ano permitiu concluir que existem, atualmente, 7.240 aves nidificantes no arquipélago.

 

Segundo Filipe Porteiro, estimaram-se 2886 casais de garajau-comum (Sterna hirundo), distribuídos por 128 colónias em todo o arquipélago, 733 casais de garajau-rosado (Sterna dougallii), distribuídos por 23 colónias em todas as ilhas exceto em São Jorge e São Miguel, e um par de garajau-de-dorso-preto (Onychoprion anaethetus) a nidificar no Ilhéu da Praia, na Graciosa.

 

O Diretor Regional acrescenta, no entanto, “que não entram nesta estimativa os garajaus que nasceram este ano e que completam a população destas espécies no arquipélago”.

 

Filipe Porteiro afirma que, em 2019, o número de aves a nidificar na Região foi “inferior ao valor de referência, que é de 4000 casais de garajau-comum e de 1000 casais de garajau-rosado”, mas refere que “a estimativa deste ano, per se, não é motivo de preocupação, dado que os censos mostram que as oscilações são frequentes”.

 

“O garajau-rosado já oscilou entre 1353 casais, em 2008, e 526 casais, em 1999”, exemplifica.

 

O Censo de Garajaus realiza-se anualmente em todas as ilhas dos Açores no âmbito do MoniAves, um programa de monitorização da Diretiva Quadro Estratégia Marinha, e é coordenado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, em colaboração com a Direção Regional do Ambiente e os Parques Naturais de Ilha.

 

Este ano participaram nas contagens cerca de três dezenas de pessoas, entre Vigilantes da Natureza e técnicos dos Parques Naturais de Ilha, investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e técnicos da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

 

O censo populacional de garajaus é efetuado por mar, através da contagem das aves em todas as colónias de nidificação em torno da costa das nove ilhas, e por terra, no caso das colónias interiores.

 

Filipe Porteiro refere que “os garajaus são, provavelmente, os organismos marinhos monitorizados há mais tempo de forma regular nos Açores” e lembra que os trabalhos com estas espécies se iniciaram em 1984, “no âmbito de uma expedição da Royal Society for Protection of Birds (RSPB), que percorreu num veleiro a costa de todas as ilhas e, pela primeira vez, identificou e monitorizou as principais colónias”.

 

O Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores deu continuidade a este trabalho de forma mais regular a partir de 1993, tendo o Governo Regional assumido a monitorização dos garajaus a partir de 2016.

 

A recolha de dados populacionais das aves marinhas com estatuto de proteção regional, comunitária e internacional constitui uma obrigação legal no âmbito da Diretiva Aves (Rede Natura 2000), da Diretiva Quadro Estratégia Marinha e tem também enquadramento na Convenção OSPAR.

 

O livro ‘As Saudades da Terra’, de Gaspar Frutuoso, refere a presença de garajaus, sem identificar a espécie, nas ilhas do Faial, Pico, Terceira e Santa Maria.

 

Foi em 1860 que o garajau-comum foi referido pelo naturalista francês Arthur Morelet, no seu livro “História Natural dos Açores”, como a espécie de garajau que ocorre no arquipélago dos Açores.

 

A primeira referência à presença do garajau-rosado na Região foi descrita pelo naturalista Frederik Godman,, em 1865, com o registo da observação de seis aves em voo junto ao Morro de Castelo Branco, no Faial.

 

Em 1960, o casal de ornitólogos Mary e David Bannerman refere que os Açores se constituem como um dos principais locais de nidificação de garajau-rosado do Atlântico-Nordeste.

 

Atualmente, esta espécie nidifica regularmente em todas as ilhas, sobretudo em ilhéus livres de predadores, sendo mais abundante nas Flores, Terceira e Graciosa.

 

Já a nidificação nos Açores do garajau-de-dorso-escuro é, segundo Filipe Porteiro, “algo surpreendente”, dado que o local de reprodução mais próximo é o arquipélago de São Tomé e Príncipe.

 

A presença desta espécie no ilhéu da Vila, em Santa Maria, é conhecida desde 1903, quando o ornitólogo escocês William Olgivie visitou a ilha.

 

O garajau-de-dorso-escuro é observado a nidificar no ilhéu da Praia desde 2004, de acordo com os dados mais recentes da investigadora Verónica Neves, do Departamento de Oceanografia e Pescas.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.5910.jpg 19.5911.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal