principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lajes das Flores , 27 de Março de 2019

Açores são a região do país com maior investimento aprovado na área do Mar

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, nas Lajes das Flores, que, de acordo com o relatório recente da comissão nacional que monitoriza a utilização dos fundos europeus estruturais e de investimento na área do Mar (Investimento Territorial Integrado Mar, ITI Mar), um grupo de trabalho que acompanha os investimentos dos diversos programas operacionais, “os Açores são a região do país com maior investimento aprovado" nesta área.

 

Segundo aquele relatório, o investimento total elegível aprovado nas áreas do Mar nos diversos programas operacionais nacionais totaliza 1,1 mil milhões de euros, sendo que os Açores concentram 21% do total do investimento aprovado, o que corresponde a cerca de 240 milhões de euros.

 

“Temos vindo a realizar um esforço de infraestruturação no arquipélago, através de uma utilização inteligente dos fundos comunitários”, disse Gui Menezes, frisando que este “é um trabalho que está a dar frutos”.

 

O Secretário Regional falava na apresentação do projeto de requalificação e modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores, cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

 

Gui Menezes frisou que a requalificação e modernização daquela infraestrutura “é um compromisso do Governo com os pescadores florentinos e pretende melhorar as condições de trabalho dos pescadores e dos comerciantes de pescado” da ilha das Flores.

 

A empreitada de requalificação do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores representa um investimento de 472 mil euros, sendo que o concurso será lançado ainda durante esta semana, estimando-se que a sua execução arranque durante o último trimestre deste ano.

 

No âmbito do reforço da rede de frio na Região, Gui Menezes salientou que está a decorrer a obra de melhoramento e ampliação do Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge, num investimento de mais de um milhão de euros, que deverá estar concluída em agosto.

 

Relativamente ao Entreposto Frigorífico da Horta, o governante adiantou que “o concurso será lançado durante os próximos dias, com execução durante 2020, num investimento superior a três milhões de euros”.

 

O Secretário Regional referiu ainda que foi adjudicada este mês uma nova central de produção e armazenamento de gelo para o Porto de Pescas de Rabo de Peixe, em São Miguel, num investimento de cerca de 350 mil euros, estando prevista a sua instalação durante o segundo trimestre deste ano.

 

Na sua intervenção, Gui Menezes destacou a importância de apostar na fileira do atum, que “tem ainda um grande potencial para crescer no arquipélago em valor”, estando, nesse sentido, a ser desenvolvido um trabalho com os parceiros do setor para a criação de um plano para a valorização desta espécie.

 

“Na prática, temos de avançar para um novo patamar que impulsione novas formas de tratar o nosso atum selvagem de elevada qualidade, através da formação dos nossos armadores e pescadores, para que o atum possa ser vendido em mercados de valor acrescentado, contribuindo para o aumento do rendimento do setor”, disse.

 

Gui Menezes anunciou ainda que “os atuneiros dos Açores, pela primeira vez, vão poder fazer pesca dirigida ao rabilho, a espécie de atum com mais valor no mercado”.

 

Neste sentido, afirmou que a partir de quinta-feira, 28 de março, e até meados de julho, “os pescadores açorianos dispõem de uma quota de 55 toneladas de rabilho, podendo ainda atingir mais 100 toneladas para esta espécie em capturas acessórias”.

 

“Este é o resultado do trabalho que o Governo dos Açores tem feito junto da Comissão Europeia e da ICCAT - Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico na defesa da pesca sustentável de salto e vara que se pratica na Região”, frisou Gui Menezes.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.03.27-SRMCT-EntrepostoFlores(1).mp3 2019.03.27-SRMCT-EntrepostoFlores(2).mp3   19.4890.jpg 19.4891.jpg 19.4892.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo Centro de Apoio à Deficiência é “mais uma pedra na construção de uma Região solidária”, afirma Vasco Cordeiro

Secretária Regional da Energia inaugura ponto de carregamento rápido para veículos elétricos em Ponta Delgada

Acordos com sindicatos médicos reforçam eficiência na saúde, afirma Teresa Machado Luciano

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de novembro

Investimento privado na Região demonstra confiança dos empresários na economia, afirma Vasco Cordeiro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal