principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lagoa , 18 de Fevereiro de 2019

Revisão da Estratégia de Especialização Inteligente dos Açores estará concluída em fevereiro de 2020, anuncia Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, que o Executivo iniciou o processo de revisão da Estratégia de Especialização Inteligente dos Açores, a RIS3, “conforme previsto no Programa de Governo”, adiantando que deverá prolongar-se por um ano.

 

Gui Menezes, que falava na sessão de abertura do Conselho Regional de Inovação, frisou que este processo de revisão pretende atualizar a RIS3 “não só no que respeita às áreas a abranger, mas também nas metodologias de implementação”.

 

Em declarações aos jornalistas, o Secretário Regional referiu o objetivo é desenhar “uma estratégia mais adaptada e que seja consentânea com aquilo que são as expetativas da sociedade e as potencialidades que os Açores têm para o seu desenvolvimento em áreas em que podem ser diferenciadores, tanto do ponto de vista da investigação, como também do ponto de vista económico e do conhecimento”.

 

Neste sentido, e apesar de ainda não terem sido definidas essas novas áreas, Gui Menezes apontou o Espaço como uma das áreas possíveis, e que não estava contemplada na anterior RIS3, frisando que “em fevereiro do próximo ano estaremos com a nova estratégia desenhada e depois haverá momentos de discussão pública”.

 

Este novo documento, segundo o governante, “servirá de base para as negociações no âmbito do próximo quadro comunitário”.

 

O Secretário Regional sublinhou que a aplicação das metodologias da RIS3 já permitiu a aprovação de 52 projetos de Investigação & Desenvolvimento nos Açores, num total de investimento de cerca de nove milhões de euros, no âmbito do eixo 1 do PO Açores 2020, incluindo projetos de Investigação & Desenvolvimento em contexto do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores e também em contexto empresarial.

 

Gui Menezes defendeu, no entanto, que a aposta na inovação não se resume à operacionalização da RIS3, apontando a criação de incentivos por parte do Executivo açoriano e “a definição de estratégias concertadas e integradas que garantam uma forte ligação entre a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo”.

 

Neste sentido, adiantou que durante o próximo mês, serão lançados uma linha de financiamento para a internacionalização dos projetos de Investigação e Desenvolvimento em contexto empresarial, com uma dotação de 600 mil euros, e um concurso para vales ID, no valor de 800 mil euros, “para as empresas regionais poderem alavancar os seus processos de inovação”.

 

Segundo o titular da pasta da Ciência, este é “o momento oportuno” para lançar medidas ligadas à internacionalização da ciência e da investigação das empresas, na medida em que se está agora “a discutir o próximo quadro comunitário de apoio e em que é preciso preparar o sistema científico dos Açores para novos financiamentos”.

 

“É importante que haja um sinal e um apoio para que os nossos centros de investigação e as nossas empresas comecem a procurar essa internacionalização e possíveis parcerias e para que estejam melhor preparadas para o próximo quadro comunitário”, frisou.

 

“Os Açores têm capacidade para ir buscar mais fundos para a investigação e para o conhecimento, e para que as nossas empresas sejam melhor capacitadas nessas áreas porque, sem inovação, é difícil as empresas vingarem num mundo cada vez mais competitivo”, acrescentou Gui Menezes.

 

O Governo dos Açores começou a desenvolver, em 2014, uma Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente, a implementar na Região até 2020, e que apresenta três eixos temáticos, nomeadamente Pescas e Mar, Agricultura, Pecuária e Agroindústria e Turismo.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.18-SRMCT-ConselhoRegionalInovação(1).mp3 2019.02.18-SRMCT-ConselhoRegionalInovação(2).mp3 2019.02.18-SRMCT-ConselhoRegionalInovação(3).mp3   19.4550.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de março

Governo dos Açores garante manutenção da ajuda do POSEI à produção de banana em ilhas sem organizações de produtores

Governo dos Açores inicia segunda-feira visitas estatutárias ao Corvo e às Flores

Programa das visitas estatutárias do Governo Regional às ilhas do Corvo e das Flores

Percurso de desenvolvimento do setor agrícola nos Açores é motivo de orgulho, mas não faz esquecer desafios a vencer, afirma João Ponte

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal