principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Projeto Lira Açoriana

 

O Projeto Lira Açoriana reiniciou a sua atividade em 2015 com a realização de dois estágios: o 1º estágio na ilha Terceira e o 2º estágio na ilha das Flores. Em 2016 os estágios foram realizados na ilha Graciosa (1º.estágio) e na ilha de são Miguel (2º. estágio).
Este projeto pretende ser fundamentalmente de formação e, como tal, a direção e composição da orquestra são reformuladas bienalmente. A cada dois anos, a Direção Regional da Cultura convida um maestro exterior à Região, para a sua direção, favorecendo assim o contacto entre realidades diferentes. No biénio 2015/2016 a direção foi do Maestro Henrique Piloto.
O quadro orgânico do Projeto Lira é mutável, consoante decisão do maestro que dirija artisticamente o projeto, e variará entre quarenta e setenta elementos. Todos os elementos são escolhidos através de um processo de seleção nas diferentes ilhas, coordenado pelo maestro.
Cada naipe (Flauta; Oboé; Clarinete; Saxofone; Fagote; Trompa; Trompete; Trombone; Tubas; Percussão) terá a presença de um formador que lecionará e conduzirá ensaios de naipe, o qual tocará também na orquestra. Além da participação ativa na orquestra, estes formadores conduzirão igualmente ações de formação para os músicos das diferentes ilhas onde se realizarão os estágios.
Os formadores serão convidados por período idêntico ao do maestro, sendo de sua responsabilidade:
• Realizar ensaios de naipe com os músicos participantes no Projeto Lira. Suprimir falhas técnicas e realizar trabalho de conjunto de forma a promover o trabalho de ensemble do naipe.
• Tocar na Orquestra Regional Lira Açoriana enquanto chefes de naipe e aconselhar o maestro relativamente a questões técnicas, como realização de solos, etc.
• Realizar ações de formação no período da tarde, 14h00-17h00, abertas à comunidade em geral, consoante inscrição prévia.
• Realizar obras a solo com a orquestra sempre que o maestro ache propício, mas com o convite a ser realizado atempadamente e com a concordância do formador.

Em todos os estágios serão realizadas ações de formação pelos formadores do Projeto Lira, visando estas ações o desenvolvimento local da música e o contacto de todos os instrumentistas com formadores credenciados. Decorrerão durante as tardes do estágio, das 14h00 às 17h00 e com inscrições abertas a qualquer um.
Estas formações terão o máximo de 12 participantes por naipe (120 participantes) que serão escolhidos por ordem de inscrição; estes participantes não pagarão propina de participação e não estarão envolvidos na orquestra. Em consonância com o maestro poderão, eventualmente, ser convidados alguns destes formandos a ter uma participação especial no concerto final de estágio.

Prémio a atribuir:
Porque o projeto pretende constituir-se como uma oportunidade de valorização e evolução para os selecionados, será atribuído um prémio para o elemento participante do Projeto Lira que mais se destacar durante os quatro estágios realizados em cada edição bienal. Este prémio terá a forma de um estágio de curta duração, com todas as despesas incluídas, em Portugal ou num país estrangeiro com um professor a ser escolhido posteriormente por indicação do formador de naipe, do maestro e da entidade gestora.
O prémio será atribuído ao aluno que, não só se distinga artisticamente, como revele um bom comportamento social e de cooperação com os restantes elementos do grupo. A decisão de atribuição deste prémio caberá ao maestro, formadores de naipe e entidade gestora, que deverão iniciar o processo de avaliação contínua desde o primeiro dia do primeiro estágio.
O mesmo não será atribuído se não existir ninguém considerado digno de ser premiado e reconhecido. O prémio será entregue no concerto final do quarto e último estágio, sendo concretizado durante o ano seguinte.


Contatos:
Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo – Terceira

Telefone 295.403000 – Direção de Serviços Externos e de Ação Cultural
E-mail: [email protected]

 

Biénio 2015/2016

Biénio 2017/2018

 
Anexos:

http://www.culturacores.azores.gov.pt/videos/

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal