principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 5 de Setembro de 2018

Relatório do LNEC referente ao 1.º semestre de 2018 evidencia tendência de “melhoria contínua” da situação ambiental no concelho da Praia da Vitória

O Governo dos Açores já enviou à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal da Praia da Vitória o mais recente relatório, relativo ao primeiro semestre de 2018, produzido pelo LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de análise e acompanhamento dos trabalhos de reabilitação para melhoria da situação ambiental do concelho da Praia da Vitória, que aponta para uma tendência de “melhoria contínua”.

 

O relatório incide sobre os resultados dos trabalhos de monitorização, principalmente dos sites 3001 (Porta de Armas) e 5001 (South Tank Farm), definidos pelo LNEC, já em 2010, como contaminados e onde a ação de descontaminação pelos EUA assume caráter prioritário, numa perspetiva da salvaguarda da qualidade da água de consumo público.

 

No site 3001, verifica-se a total ausência de BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno, xilenos) e de VOC - Compostos Orgânicos Voláteis em todos os pontos analisados neste site, e uma diminuição dos HAP - Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos na zona exterior a este local.

 

No que diz respeito ao site 5001, para além da também ausência de BTEX e de Compostos Orgânicos Voláteis, verifica-se uma diminuição de hidrocarbonetos totais.

 

De realçar ainda os resultados das amostras realizadas à qualidade da água destinada ao consumo humano, que cumprem com as Normas de Qualidade.

 

Os resultados agora publicados advêm da monitorização de 10 pontos de água nos níveis suspensos (formações hidrogeológicas superficial e intermédia) em três tipos de amostras de água.

 

A análise decorreu à luz da legislação portuguesa em vigor, nomeadamente para os parâmetros definidos para a qualidade das águas subterrâneas na origem, decorrente da aplicação da Diretiva-Quadro da Água (DQA), da Diretiva de Águas Subterrâneas (DAS) e da Lei da Água, e para os restantes parâmetros, não definidos na legislação portuguesa, foram utilizadas as normas do Canadá relativas aos padrões para condições de águas subterrâneas potáveis, tendo também sido consultadas as normas para condições de águas subterrâneas não potáveis e a legislação holandesa relativa aos valores a partir dos quais deve haver intervenção.

 

O relatório produzido pelo LNEC para a ERSARA - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores dá cumprimento à Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 20/2015/A, de 12 de junho de 2015, de acompanhamento do processo de descontaminação e reabilitação na Praia da Vitória.

 

Este e outros relatórios podem ser consultados no portal 'Estado do Ambiente' do Governo dos Açores, no endereço eletrónico http://rea.azores.gov.pt/asa-terceira.aspx.


GaCS
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores trabalha para garantir às futuras gerações uma floresta capaz de assegurar múltiplos serviços e produtos, afirma João Ponte

Rui Luís desafia associações juvenis a serem parceiras na estratégia de combate às dependências

Governo dos Açores reforça a importância da inovação e da digitalização no setor energético

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de março

Diretora Regional dos Assuntos Europeus sublinha importância da diáspora na relação Açores/União Europeia

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal