principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Promoção dos Açores nos Mercados Externos

 

Cofinanciado por:

Barra de assinatura cofinanciamento FEDER

CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 313.000,00 €

COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 266.050,00 € (85%)

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO: Nos últimos anos tem-se registado um aumento assinalável ao nível da disponibilidade de estruturas e serviços da indústria do turismo.
Assim, o futuro apresenta grandes desafios e obriga a novas estratégias para a afirmação do destino Açores e para o incremento de receitas que garantam a sustentabilidade da indústria do turismo.
Nesse sentido, o Governo dos Açores pretende proporcionar condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo, desenvolvendo as seguintes ações:

     - Viagens Educacionais - são ações promocionais que envolvem a visita à Região de jornalistas, equipas de filmagens, escritores, operadores turísticos e opinion leaders (potenciais influenciadores da opinião publica), com vista, por um lado, à publicação de artigos, livros e guias turísticos e produção de programas televisivos sobre os Açores e, por outro lado, à familiarização de profissionais do sector para a programação e comercialização do destino.
Estas ações e no que concerne especificamente às Press Trips e as outras ações congéneres, elas permitem proporcionar aos seus participantes, um conhecimento real da oferta turística da Região e são da maior importância para a promoção turística do destino Açores nos diversos mercados, pela informação que é veiculada através destes agentes promotores.
No que respeita à organização de FamTrip, que tem como objetivo a divulgação do Destino aos operadores/agentes de viagens, de modo a obterem um maior conhecimento do Destino (familiarização), através do conhecimento dos pontos de interesse, da restauração e de todos os produtos turísticos do destino, tendo como finalidade principal incrementar as vendas, captando maiores fluxos turísticos para a Região.
A Direção Regional do Turismo assume a organização de toda a logística inerente a estas ações nomeadamente: alojamento, ligações aéreas e/ou marítimas, tours, transferes, refeições, contando habitualmente com a colaboração dos empresários turísticos regionais, nomeadamente ao nível do alojamento, do transporte aéreo, das atividades de animação, das refeições, etc.

     - Edição de Materiais e seu transporte - Sendo a atividade de promoção turística, uma atividade muito específica na qual não é possível levar o produto ao potencial consumidor, reveste-se assim de grande importância a produção de materiais que servem de suporte a toda a atividade promocional.
Estes materiais devem por isso retratar o produto através de imagens e texto, podendo apresentar a oferta turística da Região de uma forma geral ou através dos seus diferentes produtos turísticos e são fundamentais para divulgar junto do público aquilo que os Açores têm para oferecer a quem nos visita.
Face às novas tecnologias os materiais promocionais podem ser apresentados em papel ou em suporte digital.
Atualmente a Direção Regional do Turismo, produz materiais relacionados com informação específica de cada Ilha, nomeadamente mapas turísticos, desdobráveis temáticos e também adquire livros e outras publicações que complementam e ilustram com imagens a informação em formato escrito e online. A produção de sacos e a aquisição de produtos que evidenciam a especificidade da nossa oferta turística são também elementos de grande valia para as ações de promoção do destino Açores nos mercados externos.
Estes materiais são amplamente distribuídos por toda a região, continente e estrangeiro.

     - Ações Publicitárias e de Promoção Externa - participação em eventos e feiras de turismo, onde será promovida a Região Autónoma dos Açores. Serão desenvolvidas ações direcionadas ao trade e ao público geral. As ações publicitárias direcionam-se a meios do trade e a meios generalistas ao longo do ano, privilegiando edições por ocasião da realização de eventos nacionais e internacionais e ainda cadernos/suplementos especiais sobre os Açores. São igualmente publicados anúncios em guias editados por empresas regionais, em diversos idiomas, que reúnem informação específica de cada uma das Ilhas e que são distribuídos nos mercados externos, por ocasião da realização de feiras, workshops e outros eventos promocionais.

OBJECTIVOS: Desenvolvimento das ações propostas por forma a atingir os seguintes objetivos:
- Aumentar a notoriedade dos Açores nos mercados externos;
- Aumentar os fluxos turísticos;
- Aumentar as dormidas na hotelaria;
- Incrementar as receitas turísticas como forma de promover a sustentabilidade do setor;
- Reforçar os mecanismos de apoio ao setor contribuindo para a competitividade da indústria turística;

RESULTADOS: A realização das ações previstas potencia a criação de condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo e desenvolva o crescimento da notoriedade dos Açores nos mercados externos.
Espera-se assim que ao nível das dormidas nos Açores se registe um aumento significativo, cujos efeitos contribuam para a geração de emprego, para a estabilidade das empresas diretamente ligadas ao turismo e consequentemente para melhor qualidade de vida das populações.
 
FOTOGRAFIAS:

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal