principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Corvo , 18 de Agosto de 2016

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores é instrumento fundamental para vencer novos desafios, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, no Corvo, que o Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores (PEMTA) é uma ferramenta essencial para vencer os novos desafios com que se depara este setor.

 

Vítor Fraga, que falava quarta-feira na apresentação do PEMTA na mais pequena ilha dos Açores, frisou que 2015 foi o melhor ano de sempre do turismo na Região, tendo pela primeira vez sido ultrapassada a barreira de 1,5 milhões de dormidas, acrescentando que os primeiros seis meses deste ano sustentam este bom momento, já que se regista um crescimento de 33,3%, face a igual período de 2015, e de 85,3%, face ao mesmo semestre de 2012.

 

Na sua intervenção, frisou que esta dinâmica se estende a todas as ilhas, salientando que, no caso concreto do Corvo, em 2015 foi registado um crescimento de 45% face a 2012.

 

Nesta ilha, no primeiro semestre deste ano, houve mais 752 dormidas, face a 2015, “ou seja, um crescimento de 87%, e mais 1.160 dormidas, face a 2012, representando um crescimento de 254%”.

 

Vítor Fraga alertou, no entanto, que estes bons resultados não devem ser fator de deslumbramento, mas sim um ponto de partida “para vencer os novos desafios", considerando que o PEMTA "é um instrumento fundamental para vencer esses novos desafios”.

 

O Secretário Regional afirmou que este plano estratégico é “ambicioso", acrescentando que define um conjunto de estratégias com vista a alcançar três grandes resultados, nomeadamente a qualificação e desenvolvimento sustentável do turismo, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento do turismo como ferramenta de dinamização da economia em todas as ilhas.

 

Do ponto de vista da estratégia de comunicação, o titular da pasta do Turismo salientou a necessidade de promover “o turismo Açores como um todo, evidenciando naturalmente os aspetos diferenciadores de cada uma das ilhas”, assim como a complementaridade entre elas, para alavancar a notoriedade do destino junto dos clientes.

 

Vítor Fraga, que considerou o turismo de natureza como “âncora”, lembrou que este é complementado pelo turismo náutico, 'touring cultural' e paisagístico e pelo turismo de saúde e bem-estar, realçando que para cada ilha estão "definidos claramente quais são as atrações primárias, secundárias e complementares com outras ilhas”.

 

O Secretário Regional afirmou que este plano permitirá atingir quatro objetivos estratégicos, nomeadamente melhorar e enriquecer a qualidade da experiencia turística do visitante, contribuir para a preservação e conservação dos espaços naturais e culturais, contribuir para o desenvolvimento económico da Região e melhorar o desempenho das atividades do turismo.

 

Considerando que o PEMTA dá “sequência ao trabalho mais abrangente de sempre efetuado ao nível do turismo dos Açores”, Vítor Fraga realçou ainda a transversalidade dos contributos do plano para um setor que vale não só por si, mas também como força indutora do desenvolvimento de outros setores de atividade.

 

“Este não é o plano do Governo. Este é o plano de todos nós, em que todos estão convocados a colaborar na sua implementação. Em qualquer atividade, para ter sucesso, é necessário planear, executar, medir, controlar e agir. O turismo não foge à regra”, afirmou, destacando que é este trabalho conjunto de entidades públicas e privadas que coloca hoje o turismo dos Açores a viver um novo tempo.

 

“O sucesso que hoje se vive no turismo dos Açores não significa que esteja tudo bem”, disse Vítor Fraga, afirmando que “contamos com todos”, para ajudar a por o plano em prática e ter “um destino verdadeiramente sustentável do ponto de vista económico, ambiental e social”.


GaCS/SRTT/HB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2016.08.17-SRTT-PEMTACorvo(1).mp3 2016.08.17-SRTT-PEMTACorvo(2).mp3 2016.08.17-SRTT-PEMTACorvo(3).mp3   6348.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal