principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
ACORES-05-1708-FEDER-000014 | Plataforma Online da Qualidade do Ar nos Açores
 

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Plataforma Online da Qualidade do Ar nos Açores

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-05-1708-FEDER-000014

OBJETIVO PRINCIPAL: Reforço do conhecimento dos riscos e consequente capacidade de Adaptação às Alterações Climáticas

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 528.752,63€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 449.439,74€

DESCRIÇÃO: A qualidade do ar é uma componente relevante do ambiente, determinante para a saúde pública e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Os efeitos negativos resultantes da deterioração da qualidade do ar constituem já uma preocupação para muitos peritos da área da saúde e do ambiente, responsáveis políticos e cidadãos em geral.

As concentrações dos diversos poluentes atmosféricos no ar ambiente, num determinado local, resultam das emissões que têm lugar na sua proximidade e do transporte e dispersão dos poluentes a partir de locais mais afastados, sendo também significativamente dependentes das condições meteorológicas.

O objetivo do projeto surge no sentido de dar cumprimento à necessidade da gestão e disseminação da informação relativa à qualidade do ar, através do estabelecimento de uma plataforma de informação que integra uma base de dados regional on-line, através da qual se divulgam os dados das estações geridas pelas Direção Regional do Ambiente, bem como o Índice de Qualidade do Ar (IQAr), diário, para a Região. A divulgação dos dados em tempo real permite criar condições para adoção de comportamentos e medidas preventivas, quer por parte da população em geral, quer pelas entidades competentes.

A plataforma a disponibilizar online disporá igualmente de alertas e conselhos à população em função dos dados medidos ou do IQAr calculado.

Com o objetivo de obter mais e melhor informação para a gestão das emissões atmosféricas e da qualidade do ar ambiente, e considerando que a ilha Terceira é a 2ª ilha mais populosa e dada a sua localização geográfica dentro do arquipélago, é igualmente objetivo imperioso instalar uma estação de monitorização da qualidade do ar nesta ilha.

Ainda no que respeita à avaliação da qualidade do ar, é fundamental adotar medidas de controlo e garantia de qualidade das medições, a rastreabilidade das mesmas, a utilização de métodos de referência e equipamentos aprovados, bem como a determinação da equivalência de métodos que não são de referência.

Estes são procedimentos essenciais de desencadear para permitir a criação de uma plataforma online que integre e divulgue informações sobre a qualidade do ar nos Açores.

RESULTADOS: Aumento da capacitação dos responsáveis públicos em matéria de prevenção, detenção e combate dos efeitos das alterações climáticas. Melhoria os sistemas de monitorização e prevenção destinados a apoiar os esforços conducentes a uma maior resistência às alterações climáticas e reforço da sensibilização, comunicação, cooperação e divulgação em matéria de adaptação às alterações climáticas.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal