principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Rabo de Peixe , 19 de Fevereiro de 2019

Rui Bettencourt afirma importância de sensibilizar crianças e jovens para a cidadania europeia

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu hoje, em Rabo de Peixe, que as crianças e os jovens devem “sentir que fazem parte da Europa sendo Açorianos”.

 

“É importante que, desde muito jovens, as pessoas se sintam cidadãos da Europa”, afirmou Rui Bettencourt, que falava aos jornalistas à margem de uma sessão do projeto ‘Sou E.U.’, na Escola EB1/JI Paulo José Tavares, sublinhando que, de uma maneira lúdica, esta ação com marionetas “transmite e sensibiliza os jovens e as crianças do 4.º ano de escolaridade, dentro das escolas e no seu meio escolar, para os valores da União Europeia”.

 

Para o governante, não se trata apenas de sensibilizar para o que é a União Europeia hoje e para a evolução que teve desde a CEE, mas também para “os valores que sustentam essa União, valores de solidariedade, democracia, liberdade, fraternidade e solidariedade e também para direitos que estão juntos e obrigações que estão juntas”.

 

“Esta ação insere-se numa lógica de fomentar e de sensibilizar os jovens, as crianças e todos os Açorianos para um aspeto importante da nossa vida, que é ser da União Europeia“, afirmou o titular da pasta das Relações Externas.

 

Rui Bettencourt acrescentou que, desde o início, se pensou que, para além das ações clássicas de sensibilização e de debate junto do público com mais idade, “seria importante investir para a década”, ou seja, “fazer com que esses jovens que têm oito, nove anos de idade nos próximos 10, 12, 15, 20 anos se sintam europeus”.

 

O Secretário Regional referiu que esta ação é “uma peça de toda uma estratégia muito mais alargada”, mas considerou que este elemento é “muito importante”.

 

“A ideia é fazer com que, desde muito novos, eles sintam que são europeus e depois possam partilhar com os pais, quando chegarem a casa, o que é que aconteceu na escola, o que é que viram e de que valores falaram”, frisou.

 

Além desta ação junto dos alunos do 4.º ano de escolaridade, Rui Bettencourt adiantou que outras ações vão ser desenvolvidas ao longo do ano, quer junto de jovens que frequentam o ensino secundário ou superior, quer junto de centros de idosos, IPSS e associações de juventude.

 

“Todas essas ações este ano têm como tema central ‘Os jovens, a Europa e o futuro”, sublinhou o governante, salientando que são estes jovens “que vão ser ativos até 2070/2080 e, portanto, vão ter a responsabilidade de construir os Açores e a Europa e o mundo”.

 

O projeto ‘Sou E.U.’, que decorre no âmbito do programa ‘Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos’ e ensina questões europeias e de cidadania de uma forma lúdica e pedagógica, arrancou em 2017 e já abrangeu cerca de 5.000 alunos do 4.º ano de escolaridade de todas as escolas do 1.º Ciclo das nove ilhas do arquipélago.

 

No Grupo Oriental, este projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Solidaried’Arte - Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local.


GaCS/SN
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.19-SRAPRE-ProjetoSouEU(1).mp3 2019.02.19-SRAPRE-ProjetoSouEU(2).mp3   19.4560.JPG 19.4561.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

Capacitação das organizações de produtores é fundamental para valorização de produtos da pesca, afirma Diretor Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de março

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal