principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 18 de Fevereiro de 2019

Governo dos Açores atento às implicações da saída do Reino Unido da União Europeia

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores está atento à saída do Reino Unido da União Europeia e às implicações que uma eventual saída sem acordo possa ter para a Região.

 

“Evidentemente que teremos um impacto indireto desta saída da Grã Bretanha da União Europeia porque fazemos parte da União Europeia e há muito impacto em relação ao todo europeu”, considerou Rui Bettencourt, que falava aos jornalistas à margem da reunião da Comissão Interdepartamental para os Assuntos Europeus e Cooperação Externa (CIAECE), sublinhando que “não haverá nenhum impacto particular em relação aos Açores”.

 

Para o governante, “pode haver algum impacto, mas são pequeníssimos impactos que não têm a dimensão que terá, por exemplo, na Madeira em relação ao turismo ou no Algarve, ou que terá em relação a algumas indústrias no todo nacional".

 

"Nós, aqui, não teremos esse impacto”, frisou.

 

O titular da pasta das Relações Externas adiantou ainda que, neste caso, “não serão necessárias medidas particulares”, mas salientou que “pode haver ajustamentos aqui ou ali, à medida que o 'Brexit' se for efetivando e em relação às condições que houver dessa saída”.

 

“Não há nada de particular e nada de especial em relação aos Açores”, afirmou.

 

Rui Bettencourt disse ainda que nesta reunião da CIAECE, que contou com a participação de vários departamentos do Governo, além do 'Brexit' e do Plano de Preparação e Contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia, também foi abordado o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, numa altura em que o Parlamento Europeu, a Comissão e o Conselho “vão entrar em fase de diálogo e num debate a três”.

 

Para o Secretário Regional, os próximos tempos serão de “atenção, sensibilização e influência em relação aos Estados Membros”, embora persistam algumas dúvidas em relação ao próximo Parlamento e à aprovação do Quadro Financeiro tendo em conta o facto de haver eleições europeias a 26 de maio.

 

“Temos aqui momentos de grande atenção que temos que ter nos próximos meses, até ao fim do ano e até 2020, que serão momentos em que será necessário estarmos extremamente vigilantes e continuar a lutar para que o que aconteceu no Parlamento Europeu continue a ser efetivado, quer com os Estados Membros, quer com o próximo Parlamento”, afirmou.

 

Rui Bettencourt recordou o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores nesse sentido e as diversas reuniões que se têm realizado com os Estados Membros, com comissários europeus e com deputados europeus, manifestando desta forma a “posição clara e consensualizada” da Região, que resultou do envolvimento da sociedade civil e da sociedade política açoriana.


GaCS/SN
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.18-SRAPRE-ReuniãoCIAECE(1).mp3 2019.02.18-SRAPRE-ReuniãoCIAECE(2).mp3 2019.02.18-SRAPRE-ReuniãoCIAECE(3).mp3   19.4547.jpg 19.4548.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores trabalha para garantir às futuras gerações uma floresta capaz de assegurar múltiplos serviços e produtos, afirma João Ponte

Rui Luís desafia associações juvenis a serem parceiras na estratégia de combate às dependências

Governo dos Açores reforça a importância da inovação e da digitalização no setor energético

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de março

Diretora Regional dos Assuntos Europeus sublinha importância da diáspora na relação Açores/União Europeia

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal