principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Tenerife , 31 de Janeiro de 2019

Projeto Hexagone cria bases sólidas para crescimento da cooperação no pós 2020, afirma Diretora Regional dos Assuntos Europeus

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus afirmou hoje, em Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias, que o projeto estratégico Hexagone permitirá criar “bases sólidas” para prosseguir com iniciativas conjuntas potenciadoras de crescimento e de emprego e que dinamizem “económica, social e culturalmente” o espaço de cooperação Açores-Madeira-Canárias-Cabo Verde-Senegal e Mauritânia no pós 2020.

 

“Nos Açores, o Hexagone tem vindo a permitir e fomentar a criação de redes e o estabelecimento de contactos em todo o espaço de cooperação, com especial incidência no espaço que poderemos designar mais tradicional: Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde”, salientou Célia Azevedo.

 

A Diretora Regional falava na sessão de abertura da reunião da plataforma para a concertação entre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), no âmbito do projeto Hexagone.

 

Na sua intervenção, Célia Azevedo referiu que “ascende a 129 o número de projetos envolvendo parceiros dos Açores apresentados na segunda convocatória do MAC”, manifestando a convicção de que estas candidaturas possam, em breve, traduzir-se em projetos aprovados e que a sua  implementação se constitua como “uma mais valia para todo o espaço de cooperação do programa”.

 

“Atualmente, os Açores são beneficiários principais em três projetos com potencial de concertação”, disse a Diretora Regional, sublinhando que são “passíveis do desenvolvimento de ações compatibilizando a utilização do FEDER com o FED".

 

Célia Azevedo referia-se aos projetos ‘Craft & Art’, da Associação Grater, ‘Alert4You’, da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações do Governo dos Açores, e ‘Jarup III’, desenvolvido pela Associação de Municípios dos Açores.

 

A Diretora Regional realçou a importância desta jornada de trabalho, “rica pelo número de projetos, pela sua diversidade e pela elevada mobilização que foi possível promover”, destacando os “efeitos multiplicadores” que pode envolver, através das ideias, boas práticas e realidades dos parceiros que participam neste projeto, “perspetivando o futuro para estes projetos e para os vindouros”.

 

A plataforma para a concertação entre o FEDER e o FED e outras linhas de financiamento europeu, no âmbito do projeto estratégico HEXAGONE, é uma estrutura  de coordenação que desempenha um papel fundamental na mobilização dos diversos intervenientes tendo em vista a identificação e a disponibilização dos fundos do FED e do FEDER para projetos de cooperação comuns.


GaCS/SN
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4437.jpg 19.4438.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

Capacitação das organizações de produtores é fundamental para valorização de produtos da pesca, afirma Diretor Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de março

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal