principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 19 de Março de 2019

‘Jovens, Europa e Futuro’ dão alma ao programa Cidadania Europeia, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Ponta Delgada, que Jovens, Europa e Futuro são as palavras chave que suportam e “dão a alma” ao programa Cidadania Europeia.

 

Rui Bettencourt, que falava na apresentação das atividades para 2019 no âmbito do programa ‘Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos’, que contou também com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, sublinhou que o objetivo é “mobilizar os jovens para um sentimento de pertença a uma história, a valores e a um futuro europeu comum que temos que construir”.

 

“É muitíssimo importante estarem aqui a pensar no futuro, a pensar na Europa, a pensar no papel que vocês vão ter ao longo deste século e como podem participar”, frisou o governante, dirigindo-se aos participantes na abertura do colóquio ‘Educação para a Cidadania Europeia’, no âmbito do qual decorreu esta apresentação.

 

Esta iniciativa do Governo dos Açores, em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, é dirigida aos agentes educativos e visa contribuir para a sua formação em questões europeias.

 

Para Rui Bettencourt, os agentes educativos “são a correia de transmissão entre aquilo que está a acontecer, a realidade, e aquilo que é necessário os jovens se aperceberem que está a acontecer”.

 

Para o titular da pasta das Relações Externas, “torna-se realmente fundamental termos a consciência de que este ano é um ano muito particular, onde as escolhas são feitas e onde caminhos diferentes podem ser trilhados”, acrescentando que foi criado este programa pelo Governo dos Açores “também a pensar nisso e, sobretudo, a pensar nisso”.

 

Entre as atividades previstas para este ano, Rui Bettencourt destacou a comemoração do Dia da Europa na ilha de Santa Maria, a 9 de maio, com uma homenagem a cidadãs europeias de Santa Maria, com a colaboração do fotógrafo Pepe Brix, além de uma série de atividades e oficinas para a população estudantil, a par da iniciativa ‘Rua da Europa’ em todos os concelhos da Região.

 

O Secretário Regional anunciou ainda a inauguração da mostra expositiva ‘Jean Monnet - um dos arquitetos da União Europeia’ no Faial, a 29 de março, e a conferência ‘O papel da União Europeia na defesa da biodiversidade e do ambiente’, em São Jorge, a 26 de abril, além da comemoração do Dia Europeu da Música, na Graciosa, e do Dia Europeu das Línguas, na Terceira.

 

Por outro lado, destacou a realização de um ciclo de cinema com a apresentação de curtas metragens sobre temáticas europeias, no âmbito do projeto #EUandMe, da Comissão Europeia, e a disponibilização de diversos recursos educativos pelo Governo dos Açores às escolas interessadas.

 

Rui Bettencourt recordou ainda que estão a decorrer os concursos multimédia e literário sobre a temática ‘Os Jovens, a Europa, o Futuro’, bem como a continuação do projeto ‘Sou EU’ que tem previsto para este ano a realização de 125 sessões destinadas a alunos do 4.º ano de todas as escolas do arquipélago.


GaCS/SN
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.03.19-SRAPRE-CidadaniaEuropeia(1).mp3 2019.03.19-SRAPRE-CidadaniaEuropeia(2).mp3   19.4783.JPG 19.4784.JPG 19.4785.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo empenhado na melhoria constante da acessibilidade dos Marienses a cuidados de saúde, assegura Rui Luís

Investir nas infraestruturas agrícolas é essencial para melhorar as condições de trabalho e desenvolver a agricultura nos Açores, afirma João Ponte

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de abril

Melhores soluções energéticas representam mais-valias para as condições financeiras das instituições, afirma Diretor Regional da Solidariedade Social

Desemprego desce mais de 11 por cento em março nos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal