principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 1 de Março de 2019

Governo dos Açores promove concurso literário ‘Os Jovens, a Europa, o Futuro’

O Governo dos Açores promove a realização do I Concurso Literário Regional – Narrativas sobre a Europa, que consiste na escrita de um conto inédito alusivo ao tema ‘Os Jovens, a Europa, o Futuro’, que será posteriormente adaptado a texto dramático e encenado por um grupo de teatro.

 

Esta iniciativa dos Gabinetes dos Secretários Regionais Adjuntos da Presidência para as Relações Externas e para os Assuntos Parlamentares destina-se a jovens que sejam residentes no arquipélago, membros de associações juvenis da Região ou alunos da Universidade dos Açores, e que tenham entre 18 e 25 anos de idade à data de 9 de maio de 2019.

 

O concurso, que decorre no âmbito do Programa ‘Cidadania Europeia - A Europa para os Açorianos’ e das comemorações do Dia da Europa, que decorrem a 9 de maio, visa aprofundar e desenvolver o gosto pelo estudo das questões europeias, promover a cidadania ativa e criar ou consolidar hábitos de escrita, promovendo desta forma o gosto e o conhecimento pelos assuntos europeus através de uma ação direcionada para a juventude que fortaleça quer os hábitos de escrita, quer o interesse pela Europa.

 

O vencedor, além de ganhar uma viagem a Bruxelas, verá o seu trabalho ser adaptado a um texto dramático e encenado por um grupo de teatro regional, e também receberá um livro.

 

O segundo classificado ganha uma viagem marítima a uma ilha dos Açores à escolha, tendo a estadia assegurada na Pousada de Juventude de Ponta Delgada, de Santa Maria, de São Jorge, do Pico ou da Terceira, além de receber um Cartão Interjovem válido por um ano.

 

O terceiro classificado recebe um Cartão Interjovem válido por um ano.

 

Os trabalhos concorrentes, que podem ser apresentados de forma individual ou coletiva (equipas com dois elementos), devem ser enviados até 9 de maio para o email srapre@azores.gov.pt.

 

Cada candidato só pode apresentar um trabalho, com um mínimo de sete páginas e um máximo de 15 páginas A4 (sem ilustrações), com 1,5 de espaço entre linhas e com o tipo de letra ‘Times New Roman’ tamanho 12, sendo que os trabalhos devem fazer referência às expetativas em relação ao futuro da Europa e a um ou mais dos seguintes aspetos: história da União Europeia, valores europeus e/ou uma reflexão sobre a situação atual.

 

O júri será composto por um docente da área da literatura, um escritor, um elemento da área do teatro e ainda elementos dos Gabinetes dos Secretários Regionais Adjuntos da Presidência para as Relações Externas e para os Assuntos Parlamentares.

 

A apreciação dos trabalhos terá como critérios a criatividade e inovação na abordagem da temática, a qualidade literária, a organização e coerência do texto e os conteúdos transmitidos.

 

O regulamento e outras informações sobre o concurso podem ser consultados no Portal do Governo, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre/textoImagem/Concurso+Literário+2019.htm.


GaCS/SN
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4646.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Esclarecimento do Governo dos Açores

Museu das Flores inaugura exposição "Visões - o interior do olho humano"

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 de abril

Governo interdita o acesso viário à Fajã da Ferraria, em São Miguel

Governo empenhado na melhoria constante da acessibilidade dos Marienses a cuidados de saúde, assegura Rui Luís

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal