principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Corvo , 26 de Março de 2019

Governo dos Açores flexibiliza gestão curricular no ensino básico e cria prémio de ingresso no ensino superior

O Governo dos Açores vai avançar com propostas para flexibilizar o ensino no pré-escolar e no 1.º ciclo e para criar um prémio de ingresso de Açorianos no ensino superior, revelou hoje, no Corvo, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

 

Berto Messias, que falava na apresentação do Comunicado do Conselho de Governo que reuniu nesta ilha no âmbito da visita estatutária, salientou que a proposta de alteração da gestão curricular no ensino básico, que abrangerá a educação pré-escolar e o 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, vai reforçar a “autonomia e a flexibilidade curricular”, permitindo às escolas uma “organização dependente das suas prioridades”, tendo em vista o “#sucesso educativo”.

 

Neste novo modelo, as escolas terão autonomia para “dar mais tempo semanal a uma disciplina em detrimento de outra”, dentro de um limite de 25% de flexibilidade, adiantou, acrescentando que o novo enquadramento abre a possibilidade de “organizar disciplinas por trimestre ou semestre”.

 

Para Berto Messias, este reforço pretende, sobretudo, “gerar um maior trabalho inter e transdisciplinar, procurar dinâmicas didáticas de mais trabalho em sala de aula” e “intensificar trabalhos de projeto, laboratoriais, de campo”, traduzindo-se “num ensino mais prático”.

 

O governante sublinhou que será dada uma “maior importância à Cidadania, serão reintroduzidas as Tecnologias de Informação e Comunicação em todo o ensino básico com espaço curricular próprio, sendo transversal no 1.º ciclo, a disciplina de História, Cultura e Geografia dos Açores passará a estar presente do 5.º ao 9.º ano, sendo que as “unidades orgânicas poderão optar pela sua transversalidade com as restantes disciplinas ou colocá-la como disciplina autónoma numa das componentes do currículo”.

 

Outra vantagem do novo modelo, destacou Berto Messias, será no âmbito do Estudo Integrado, passando a haver “um tempo para ensinar os alunos a estudar, a aprender a aprender”.

 

Ainda no âmbito da Educação, o Governo dos Açores vai criar o ‘Prémio de Ingresso no Ensino Superior’ para os jovens Açorianos, no valor de 500 euros.

 

O Secretário Regional destacou que a medida visa “apoiar o esforço financeiro das famílias açorianas para fazer face às despesas inerentes ao ingresso no ensino superior”, mas também “constituir-se como um incentivo ao ingresso neste grau de ensino, valorizando a importância da formação superior e o seu impacto positivo no futuro do desenvolvimento económico e social da Região”.

 

Na área dos combustíveis, o Governo dos Açores decidiu aprovar uma resolução que “garante que não haverá variações de imposto sobre os combustíveis ao longo do ano, definindo um diferencial da carga fiscal sobre os combustíveis nos Açores em relação ao país”, uma medida que, frisou Berto Messias, garantirá “previsibilidade, estabilidade, um preço máximo de venda mais baixo e uma menor carga fiscal nos Açores”.

 

O Governo Regional deliberou ainda alargar a medida ‘Empreendo o Meu Negócio’ até ao final de 2020 e instituir o prémio ‘Empreendo o Meu Negócio’.

 

Referência ainda para o apoio à Associação de Jovens da Fonte do Bastardo para a participação na CEV Volleyball Challenge Cup Men, na época desportiva de 2018/2019, e para a alteração da orgânica do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA).


GaCS/TM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4867.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Comunicado do Conselho de Governo

Últimas Notícias

Museu de Angra do Heroísmo recebe em depósito painel da Coleção do Banco Santander

Marta Guerreiro apela à participação ambiental ativa dos cidadãos através do CRADS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de maio

Açores vão acolher reunião da Rede do Património Mundial de Portugal

Governo dos Açores avança com requalificação da entrada nascente da Povoação, em S. Miguel

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal