principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 4 de Março de 2016

Roteiro da Igualdade dá início à quarta edição do projeto “Antes de me Discriminares, Conhece-me!”

A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, na Lagoa, em São Miguel, que “a luta contra as múltiplas formas de discriminação, para além de ser uma prioridade para as entidades políticas regionais, deve sensibilizar e envolver toda a comunidade”.

 

Pilar Damião falava na apresentação da quarta edição do projeto ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me!’, uma iniciativa do Governo dos Açores, desenvolvida através das direções regionais da Solidariedade Social, da Educação e da Juventude, em parceria com a Associação CIPA - Novo Dia.

 

Esta quarta edição tem início neste mês de março com a realização do Roteiro da Igualdade, que integra um conjunto de ações de sensibilização destinadas a jovens de várias ilhas do arquipélago.

 

“A justiça social pluralista só é possível de alcançar quando se reconhece uma pluralidade de identidades culturais, o que exige o reconhecimento da identidade única deste ou daquele indivíduo ou grupo, do caráter singular de cada um”, salientou Pilar Damião.

 

Nesse sentido, frisou que o combate às múltiplas discriminações “é a nossa obrigação, como entidades públicas governamentais e como cidadãos que, em plena democracia, lutam pela liberdade, pela igualdade e pela solidariedade”.

 

Na sua intervenção, Pilar Damião destacou ainda o “papel fundamental” dos jovens “na solidificação de uma sociedade mais respeitadora do ‘outro’”.

 

Por seu lado, o Diretor Regional da Solidariedade Social, Frederico Sousa, destacou a importância do trabalho conjunto dos diferentes departamentos do Governo dos Açores, que possibilita “uma abordagem extensiva a toda a Região das temáticas da igualdade, da cidadania, da prevenção da violência doméstica, de género, no namoro, do 'bullying', do 'ciberbullying', da não discriminação baseada na etnia, idade, orientação sexual, género, deficiência ou religião”.

 

Para a Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, este projeto contribui para que as escolas possam concretizar uma das suas “mais importantes missões neste século", que é "desenvolver nos alunos competências pessoais e sociais que os preparem para viver numa sociedade que é cada vez mais constituída pela diferença e pela multiculturalidade”.

 

O projeto ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me!’ pretende incentivar os jovens a uma participação livre e ao exercício de uma cidadania ativa, promovendo o combate à violência doméstica e desmistificando preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência, tendo como base o princípio da igualdade previsto na Constituição da República Portuguesa.

 

A quarta edição do projeto desenvolve-se em várias fases e contempla atividades como o Roteiro da Igualdade, maratonas fotográficas, a Tenda da Igualdade e uma exposição itinerante, com a mostra dos trabalhos artísticos resultantes dos concursos realizados nas edições anteriores.

 

Para além destas iniciativas, vão realizar-se, pela primeira vez, formações nas áreas da igualdade e prevenção das múltiplas discriminações, dirigidas a técnicos e a professores envolvidos no projeto ‘Antes de Discriminares, Conhece-me’.


GaCS/DRJ
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  5520.JPG 5521.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Museu de Angra do Heroísmo recebe em depósito painel da Coleção do Banco Santander

Marta Guerreiro apela à participação ambiental ativa dos cidadãos através do CRADS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de maio

Açores vão acolher reunião da Rede do Património Mundial de Portugal

Governo dos Açores avança com requalificação da entrada nascente da Povoação, em S. Miguel

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal