principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 29 de Janeiro de 2020

Governo dos Açores alarga projeto de inclusão social juvenil ‘100 Diferenças’ às ilhas do Faial, Graciosa e Terceira

O Diretor Regional da Juventude anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores vai alargar o projeto de inclusão social juvenil ‘100 Diferenças’ às ilhas do Faial, Graciosa e Terceira.

 

Lúcio Rodrigues falava na sessão de apresentação das artes finais” deste projeto, que contou também com a presença do Diretor Regional da Solidariedade Social, Marco Martins.

 

O projeto ‘100 Diferenças’ consistiu num conjunto de ateliers, desenvolvidos com o objetivo de promover a inclusão social de jovens, e decorreu ao longo do último ano na ilha de São Miguel, envolvendo jovens entre os 16 e os 24 anos.

 

A iniciativa foi pensada e criada em 2019 pela Direção Regional da Juventude, em parceria com a equipa do Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade (CIPA) da Associação para a Inclusão Social, Novo Dia.

 

“Este projeto foi construído tendo como objetivo o combate à exclusão social, a promoção da reinserção social, a promoção de uma cidadania ativa, da igualdade e da diversidade, e é com muito gosto que, volvido cerca de um ano, vemos resultados concretos nestes jovens”, destacou Lúcio Rodrigues.

 

Para o Diretor Regional da Juventude, o projeto ‘100 Diferenças’ soube “assumir-se como uma importante ferramenta para a promoção da inclusão social e para o desenvolvimento de uma cidadania ativa, desde logo, dos 30 jovens que nele participaram”.

 

Lúcio Rodrigues frisou ainda que “uma boa parte do sucesso deste projeto advém das parcerias estabelecidas com quatro Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, concretamente o PERKURSOS, o Mosaico, o Pedra Segura e o Porto Seguro”.

 

“Foi muito interessante notar que a maioria dos jovens selecionou 'teatro' como atividade preferencial a realizar, o que permitiu trabalhar no sentido de desconstruir estereótipos e preconceitos, criando uma autoconfiança e uma confiança em grupo, culminando em várias apresentações públicas do trabalho desenvolvido”, afirmou.

 

Para o Diretor Regional, "é muito significativo que, no primeiro ano de implementação do projeto, tenham sido envolvidas quatro CDIJ e realizadas mais de 30 sessões, impactando diretamente 30 jovens da ilha de São Miguel”.

 

“Prosseguimos esta missão de inclusão social, alargando o espectro, disponibilizando este projeto, em 2020, nas ilhas de São Miguel, Faial, Graciosa e Terceira, em benefício dos jovens Açorianos, porque não queremos deixar ninguém para trás”, sublinhou Lúcio Rodrigues.

 

Por sua vez, Marco Martins revelou que este projeto passará a contar, a partir deste ano, também com o apoio da Direção Regional da Solidariedade Social, “reforçando a dinâmica de colaboração já existente entre os vários departamentos do Governo dos Açores”.

 

"O combate à exclusão social e a aposta na capacitação de jovens é uma responsabilidade da solidariedade social, da juventude, do emprego, entre outros departamentos”, afirmou.

 

O Diretor Regional da Solidariedade Social reconheceu que o projeto ‘100 Diferenças’ apresentou em 2019 "resultados muito satisfatórios” e “elevou a fasquia para a iniciativa em 2020”, acreditando ser possível “fazer um 'upgrade' e um salto qualitativo”.

 

Marco Martins realçou o crescimento da rede de CDIJ, com a “criação dos CDIJ da Praia da Vitória e da ilha Graciosa”, defendendo uma aposta na qualificação dos técnicos de acompanhamento, para que “tenham ferramentas para exercer o seu trabalho de uma forma cada vez mais assertiva e capaz”.

 

O Diretor Regional da Solidariedade Social realçou a “necessidade de continuar a sensibilizar os jovens Açorianos para as questões da igualdade de género, da violência doméstica e da cidadania”.

 

“O trabalho em prevenção primária, como é exemplo o projeto ‘100 Diferenças’ é fundamental para cumprir estes objetivos”, afirmou Marco Martins.


GaCS/TM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.01.29-DRSS-100Diferenças.mp3 2020.01.29-DRJ-100Diferenças.mp3   20.7410.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Governo dos Açores aposta na proximidade e cooperação com empresas regionais em matéria de energia

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro

Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores

Orçamento Participativo Jovem dos Açores já está em execução, revela Diretor Regional da Juventude

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal