principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 10 de Março de 2016

Diretora Regional da Juventude elogia projeto de empreendedorismo social “Terra Jovem”

A Diretora Regional da Juventude elogiou ontem, na Ribeira Grande, o projeto de empreendedorismo social “Terra Jovem” que a Associação de Promoção Públicos Jovens em Risco tem vindo a desenvolver.

 

Pilar Damião, que participava na sessão de encerramento do Seminário “Terra Jovem - Empregabilidade Jovem: Agir Local, pensar global”, frisou que “desde a primeira hora foi reconhecido o mérito do projeto”, verificando-se que tinha enquadramento numa das áreas em que a Direção Regional da Juventude tem vindo a apostar com “grande veemência”, o empreendedorismo social jovem.

 

Considerando a urgência em dar resposta a algumas vulnerabilidades sociais em que se encontram alguns jovens, “a Direção Regional da Juventude tem vindo a apoiar projetos que visam reduzir fatores de risco, reforçando nos jovens condições que permitam um crescimento saudável e harmonioso, reduzindo o abandono escolar precoce”, salientou a Diretora Regional da Juventude.

 

Foi neste sentido que, segundo Pilar Damião, a Direção Regional da Juventude implementou o programa “Inspira-te, Aprende e Age”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com entidades locais estratégicas, que visa a aquisição de competências pessoais e sociais dos jovens a partir de metodologias de intervenção alternativas.

 

A Diretora Regional da Juventude informou, ainda, que o programa, que já foi realizado na Graciosa e Terceira, este ano concretizar-se-á nas ilhas de São Jorge e São Miguel.

Pilar Damião destacou, também, o programa de incentivo ao empreendedorismo social jovem, “Jovens +” que tem sido “uma forte aposta” da Direção Regional da Juventude.

 

 “O empreendedorismo social deve ser considerado, cada vez mais, como uma estratégia de maximização do capital social existente para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam a uma comunidade desenvolver-se de forma sustentável, aumentando a articulação de grupos produtivos e estimulando a participação da população, ampliando o "espaço público" dos cidadãos em situação de exclusão e risco”, defendeu a Diretora Regional da Juventude.

 

O projeto “Terra Jovem” é cofinanciado pelos fundos EEA Grants, no âmbito do Programa “Cidadania Ativa”, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como parceiros o Governo dos Açores, através das Direções Regionais da Juventude e Solidariedade Social, e a Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.

 

O objetivo deste projeto é promover a empregabilidade dos jovens em situação de vulnerabilidade através de um duplo movimento de ativação dos jovens e das comunidades (IPSS/ONG, empresas e entidades públicas) numa lógica territorial de empreendedorismo social, coesão e justiça social e desenvolvimento sustentável.


GaCS/DRJ
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  5543.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de maio

Governo dos Açores disponibiliza aplicações de consulta dos resultados, dos candidatos e dos locais de voto das eleições para o Parlamento Europeu

Direção Regional da Cultura assina protocolo de colaboração com o Regimento de Guarnição N.º 1

Governo dos Açores avança com investimento de 450 mil euros para beneficiação de caminhos na ilha Terceira

Programa ‘Casa Renovada, Casa Habitada’ publicado hoje em Diário da República

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal