principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 26 de Abril de 2016

Alunos da Região apresentam ideias de negócio no Summer Camp IdeiAçores

A Diretora Regional da Juventude salientou hoje, em Ponta Delgada, na abertura do 'Summer Camp' IdeiAçores, que o programa Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso "é uma estratégia que se afigura coerente e em consonância com outras medidas implementadas pelo Governo dos Açores".

 

Pilar Damião salientou que as primeiras edições do concurso IdeiAçores, que se realiza no âmbito daquele programa, tinham como objetivo “promover a competição entre as equipas e a partilha de experiências”, acrescentando que atualmente a iniciativa visa "proporcionar às equipas concorrentes o contacto com empresários e empreendedores e a descoberta do sistema de incubação de negócios, espreitando o mundo real”.

 

Na sua intervenção, Pilar Damião frisou que, ao longo das seis edições do programa Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso, vários alunos começaram a concretizar as suas ideias de negócio, apontando o caso do Alfazeta, que "criou as vodkas aromatizadas, concorreu e foi apoiado pelo programa televisivo 'Shark Tank' e, neste momento, está a construir a sua empresa”.

 

O caso dos alunos da escola de Santa Maria que "criaram uma aplicação para telemóveis e tablets, adaptada à realidade açoriana, lançada no Festival Maré de Agosto”, foi outro exemplo apontado.

 

Por seu lado, a Diretora Regional da Educação salientou que este programa “concretiza alguns dos mais importantes objetivos" da educação e da formação dos jovens, nomeadamente o "desenvolvimento das chamadas competências do século XXI".

 

Entre essas competências, Fabíola Cardoso destacou a importância de saber "comunicar uma opinião, uma ideia, uma solução", mas também "saber trabalhar em equipa para alcançar objetivos comuns e ter pensamento crítico.”

 

O Summer Camp decorre até 28 de abril com um programa que inclui atividades pedagógicas, visitas de estudo, palestras, jogos, momentos de convívio e a sexta edição do concurso IdeiAçores, que se realiza no último dia do evento.

 

Este concurso contará com a participação de 33 escolas do arquipélago, num total de 93 participantes, que apresentarão 33 ideias de negócio a um júri especializado.

 

Durante o 'Summer Camp' serão também desenvolvidos momentos de aprendizagem, nomeadamente através de workshops e 'pitch training', que constituem uma mais-valia para os concorrentes melhorarem a apresentação dos projetos que vão a concurso.

 

O Concurso Regional IdeiAçores culmina o programa Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso, que se desenvolve durante o ano letivo nas escolas do arquipélago.

 

O programa é concebido pelo Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e Educação, em parceria com a Universidade dos Açores e colaboração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a GesLearning, empresa especializada em educação em empreendedorismo, que é responsável pelo pacote formativo de todo o projeto.


GaCS/SF
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2016.04.26-DRE-IdeiAçores(1).mp3 2016.04.26-DRJ-IdeiAçores(2).mp3 2016.04.26- DRJ-IdeiAçores(3).mp3   5785.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal