principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Calheta , 3 de Dezembro de 2019

Matadouro da ilha de São Jorge certificado pela norma da segurança alimentar

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o setor da carne na ilha de São Jorge deu hoje mais um passo importante para o seu crescimento, com a certificação do matadouro pela norma da qualidade e da segurança alimentar, um processo que abrangerá toda a rede regional de abate até ao final desta legislatura.

 

“Hoje damos mais um passo importante em relação ao futuro e à capacitação do setor da carne na ilha de São Jorge, que tem grande potencial para crescer”, referiu João Ponte, na cerimónia de certificação do matadouro de São Jorge pela norma ISO 22.000.

 

O governante afirmou que, apesar de São Jorge ainda não dispor de uma nova infraestrutura de abate, o Governo Regional não deixou de investir na modernização e na certificação das atuais instalações do matadouro, capacitando-o para os desafios do futuro e para responder convenientemente às exigências dos consumidores e dos mercados.

 

O Secretário Regional salientou que estão atualmente certificados os matadouros da Terceira, de Santa Maria, do Pico e de São Jorge, adiantando que já decorreram as auditorias de certificação nos matadouros das Flores, do Faial e de São Miguel, e que está agendada para o início de 2020 a auditoria ao matadouro da Graciosa.

 

A certificação pela norma ISO 22.000 fará com que os matadouros da Região fiquem normalizados relativamente às práticas de segurança alimentar, higiene, bem como a boas práticas de laboração, de modo a possibilitar a abertura de novos mercados para um produto de excelência, como é a carne dos Açores.

 

Para o governante, o investimento que foi feito para certificar o matadouro da ilha de São Jorge é uma das respostas que o Governo Regional dá ao crescimento de 23% do número de abates registados na atual legislatura neste matadouro e de 37% na exportação de bovinos.

 

“Apesar do ligeiro decréscimo de bovinos abatidos este ano no matadouro de São Jorge, a verdade é que o peso médio por animal é superior e este é um indicador importante", frisou.

 

"É um trajeto positivo que estamos a fazer e que se sente muito em ilhas como São Jorge, Flores, Santa Maria e Pico, com grande vocação para a produção de carne”, afirmou João Ponte, considerando que os agricultores estão a fazer uma parte importante do trabalho que é preciso ainda fazer ao nível da valorização global da carne dos Açores, através da aposta na melhoria da conformação das carcaças.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.12.03-SRAF-MatadouroSãoJorge(1).mp3 2019.12.03-SRAF-MatadouroSãoJorge(2).mp3 2019.12.03-SRAF-MatadouroSãoJorge(3).mp3   19.7016.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Investimento de 3ME na requalificação e construção de equipamentos na aérea da infância e juventude, afirma Andreia Cardoso

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de janeiro

Museu do Pico acolhe exibição do filme "O Homem do Vento Norte"

Museu da Horta promove oficina "Objetos que marcam o tempo"

Teresa Machado Luciano afirma que acordo com sindicatos médicos está para breve

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


  



 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal