principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Santiago, Cabo Verde , 15 de Novembro de 2019

Governo dos Açores disponível para apoiar projetos de cooperação no domínio agrícola em Cabo Verde

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, em Cabo Verde, que o Governo dos Açores está inteiramente disponível para apoiar projetos de cooperação no domínio agrícola, em nome de uma agricultura mais forte, mais competitiva e mais sustentável.

 

“O Governo dos Açores tem total disponibilidade para reforçar a cooperação com o Governo de Cabo Verde no domínio agrícola”, garantiu João Ponte, destacando as áreas da formação, do apoio técnico ao controlo de pragas, ao nível dos serviços prestados pelos laboratórios regionais de Sanidade Vegetal e de Veterinária, bem como no apoio técnico a projetos de infraestruturas agrícolas.

 

O governante açoriano falava, na cidade da Praia, no final de uma reunião com o Ministro da Agricultura e Ambiente do Governo de Cabo Verde, Gilberto Silva.

 

A deslocação do Secretário Regional da Agricultura e Florestas a Cabo Verde ocorre no âmbito da assinatura de um protocolo de cooperação transnacional, denominado 'Semear, Colher e Vender', que, além do Governo dos Açores, envolve a ASDERP - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, a ARDE - Associação Regional para o Desenvolvimento, a Associação Agrícola de São Miguel (AASM), a Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago (ACAISA) e o Governo da República de Cabo Verde.

 

“Trata-se de um projeto importante, porque permite fortalecer a cooperação entre dois arquipélagos da Macaronésia, ajuda a estreitar o relacionamento institucional no domínio agrícola entre os dois governos e abre a porta a futuras parcerias ao nível agrícola, permitindo concretizar abordagens conjuntas em matéria de interesse comum, como é o caso do impacto da agricultura nas alterações climáticas”, considerou João Ponte, alegando que o desenvolvimento da agricultura é estratégico para ambos os arquipélagos.

 

Este projeto, apoiado através do PRORURAL+, pretende reforçar as competências técnicas da agricultura cabo-verdiana, com o objetivo de passar da ótica da subsistência para uma agricultura de rendimento, que seja competitiva no mercado local e em nichos de mercados internacionais com elevados níveis de segurança alimentar.

 

João Ponte adiantou que os Grupos de Ação Local, de que fazem parte a ASDERP e a ARDE, estão a prescindir de verbas destinadas a desenvolver os seus próprios territórios para aplicar no desenvolvimento da agricultura em Cabo Verde, um gesto que merece ser reconhecido.

 

O governante açoriano salientou ainda que a cooperação com Cabo Verde no domínio da agricultura e florestas não é uma novidade para ambos os governos, lembrando que os Açores e Cabo Verde trabalharam, num passado recente, no projeto das árvores notáveis, no âmbito do VALCONMAC, financiado por fundos comunitários.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.11.15-SRAF-CaboVerde(1).mp3 2019.11.15-SRAF-CaboVerde(2).mp3 2019.11.15-SRAF-CaboVerde(3).mp3   19.6809.jpg 19.6810.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Avelino Meneses afirma que não se justifica construção de casa etnográfica no Ecomuseu do Corvo

Governo dos Açores adota tecnologias emergentes e inovadoras na mobilidade elétrica

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de dezembro

Governo dos Açores apoia renda mensal de cerca de 1.700 famílias através do Incentivo ao Arrendamento

Governo Regional considera que propostas de alteração ao Fundopesca iriam retirar rendimento aos pescadores e contribuir para diminuir os segurados na pesca

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal