principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 8 de Maio de 2015

Luís Neto Viveiros afirma ter confiança nas "capacidades e valor dos agricultores açorianos”

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou, na sessão de abertura do Encontro do Mundo Rural, no Faial, o valor e a importância do contributo de todos os agricultores açorianos para a economia da Região.

 

“Acredito nas capacidades e no valor dos agricultores açorianos que se dedicam à produção de leite, à produção de carne ou de outros produtos agrícolas, e não duvido da importância do seu contributo e do que representam para a economia dos Açores, o mesmo que é dizer, para todos nós”, afirmou Luís Neto Viveiros.

 

Para o Secretário Regional, a agricultura e programas como o PRORURAL+ são essenciais para “a fixação das populações, em especial dos jovens, e para o desenvolvimento sustentado e harmonioso de todas as ilhas” dos Açores.

 

Na sua intervenção, Neto Viveiros desejou aos agricultores, comerciantes e expositores o "maior sucesso" neste Encontro do Mundo Rural, que considerou ser "uma oportunidade de convivência, aprendizagem, promoção do mundo rural nas suas diversas vertentes e, também, de negócio”, salientando o reforço efetuado pelo Governo dos Açores ao PROAMA.

 

“Trata-se de um programa regional que apoia a modernização das explorações e unidades de produção agrícolas, incrementando a sua mecanização, através de um processo simples e célere a que os agricultores se podem candidatar”, frisou.

 

Este programa funciona em complementaridade ao novo Programa de Desenvolvimento Rural, o PRORURAL+, que vai vigorar até 2020 com uma dotação de 340 milhões de euros, sendo 295 milhões fundos europeus e 45 milhões de verbas do orçamento regional.

 

Segundo Luís Neto Viveiros, o programa aprovado este ano pela Comissão Europeia “foi desenhado por forma a apoiar os nossos agricultores, a nossa agro-indústria e a nossa comercialização a enfrentar com sucesso os desafios atuais e futuros com que nos deparamos”.

 

“Visa incentivar a modernização e mecanização nos setores da produção animal e vegetal, reforçar a sua competitividade e contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos nossos agricultores, assim como para o desenvolvimento do mundo rural”, afirmou.

 

O titular da pasta da Agricultura destacou ainda a adjudicação, este ano, da empreitada de construção do Matadouro da Ilha do Faial, no valor estimado de 5,5 milhões de euros.

 

O concurso para esta obra, com um prazo de execução de 18 meses, já foi aberto pelo Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), contemplando o projeto, além do processo de abate, a preparação de carcaças, uma sala de desmancha, uma estação de tratamento de águas residuais e uma unidade de preparação e acondicionamento de subprodutos e despojos.


GaCS/OG
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2015.05.07-SRAA-EncontroMundoRural (1).mp3 2015.05.07-SRAA-EncontroMundoRural (2).mp3   4204.jpg 4205.jpg 4206.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal