principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Santa Cruz da Graciosa , 30 de Agosto de 2018

Diretor Regional do Desenvolvimento Rural destaca sucesso do Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal nos Açores

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou hoje, na Graciosa, que o PROAMAF - Programa Regional para o Apoio à Modernização Agrícola e Florestal (PROAMAF) é um instrumento de sucesso colocado ao serviço de todos os agricultores e operadores florestais açorianos.

 

“Através deste programa, exclusivamente financiado pelo Orçamento da Região, já foi possível apoiar 5.742 pequenos investimentos, num montante global de apoio superior a 4,5 milhões de euros”, salientou Fernando Sousa, acrescentando que “este ano já foram pagos 500 mil euros, correspondentes aos projetos de 614 candidaturas aprovadas”.

 

Fernando Sousa, que falava à margem da visita a uma exploração agrícola, disse que a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, tem trabalhado para tornar este apoio cada vez mais próximo e ir ao encontro das necessidades dos agricultores e operadores florestais.

 

No PROAMAF têm enquadramento, entre outros, o apoio aos ramais de eletricidade agrícola, a ligação de ramais de água às explorações, diversas alfaias para a pecuária, equipamentos para a horticultura, fruticultura e floricultura, equipamentos para transporte de animais e software de gestão agrícola, para que os agricultores possam acompanhar e incrementar a eficiência das suas explorações.

 

Fernando Sousa salientou que, em 2017, foi possível isentar este programa da obrigação do cumprimento da regra comunitário dos ‘minimis’, que impossibilitava muitos agricultores de candidatarem os seus pequenos investimentos.

 

“Desde aí, já foram rececionadas 649 candidaturas, correspondendo a um investimento por parte dos agricultores de 1,2 milhões de euros e um apoio por parte do Governo dos Açores de 629 mil euros”, revelou o Diretor Regional, acrescentando que foi criado um sistema digital de receção e gestão das candidaturas, de modo a permitir uma maior celeridade na análise e o acompanhamento direto do agricultor relativamente ao seu processo.

 

Fernando Sousa adiantou ainda que, no próximo trimestre, a Direção Regional do Desenvolvimento Rural vai consultar as organizações de produtores, numa auscultação ao setor sobre as melhorias que se podem introduzir no PROAMAF, nomeadamente ao nível dos equipamentos apoiados, relembrando que este apoio incide em 50% sobre investimentos entre os 200 euros e os 3.000 euros, com exceção para os ramais elétricos, que podem ir até 15 mil euros.

 

“Este programa é mais um dos incentivos do Governo dos Açores colocado ao dispor dos agricultores e operadores florestais e tem um contributo relevante na modernização das explorações a médio prazo, pois podem fazer duas candidaturas por ano para equipamentos distintos”, frisou o Diretor Regional.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.08.30-DRDR-PROAMAF(1).mp3 2018.08.30-DRDR-PROAMAF(2).mp3 2018.08.30-DRDR-PROAMAF(3).mp3   18.3328.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019

Terceira Tech Island com mais duas empresas instaladas

Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 de novembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 e 13 de novembro

Governo dos Açores remeteu à Assembleia Legislativa propostas de diplomas sobre pescas, domínio público hídrico e uso de recursos naturais para fins científicos

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal