principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Santa Cruz das Flores , 13 de Julho de 2018

Corvo e Flores têm grande potencial agrícola para nichos de mercado, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural salientou a capacidade e o grande potencial produtivo da agricultura nas ilhas do Corvo e das Flores para responder ao aumento da procura de nichos de mercado, como, por exemplo, carne em modo de produção biológica, associando a Identificação Geográfica Protegida (IGP).

 

“Acredito na capacidade de produção agrícola nestas ilhas e desafio os agricultores a apostarem ainda mais na valorização do setor, pois é nele que assenta uma significativa porção da riqueza criada na Região e é uma das componentes do nosso modelo de desenvolvimento”, afirmou Fernando Sousa, que participou quinta-feira nos debates sobre os desafios da agricultura nas duas ilhas e o futuro da Política Agrícola Comum pós 2020.

 

Para Fernando Sousa, é possível crescer mais na valorização dos produtos agrícolas das duas ilhas, obter maior rendimento e ter explorações agrícolas sustentadas, geradoras de emprego e contribuintes líquidas para o desenvolvimento do Grupo Ocidental e da Região.

 

“O Governo tem dado sinais claros da sua aposta na criação de valor para as produções agrícolas, nomeadamente no leite e na carne, mas este é um desafio de todos o que estão na fileira", disse o diretor regional, acrescentando que o abate de bovinos IGP cresceu 28% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período de 2017.

Fernando Sousa considerou ainda ser imperativo apostar cada vez mais na qualidade e aproveitar melhor as oportunidades de mercado, lembrando que a ilha das Flores está classificada como Reserva da Bioesfera pela UNESCO, algo que deve constituir um elemento de valorização da carne produzida nesta ilha.

 

“As perspetivas são otimistas. Há um grande potencial de crescimento, não só pela aposta que os produtores têm vindo a fazer, mas também fruto dos investimentos no setor e na rede regional de abate”, afirmou, salientando que, no caso das Flores, os efetivos bovinos são indemnes à Brucelose e Tuberculose.

 

Relativamente à Política Agrícola Comum 2021-2027, Fernando Sousa referiu que os próximos meses são de negociações intensas, destacando que, “nos Açores, há uma efetiva união de todo o setor” para se conseguir o melhor orçamento possível para as Regiões Ultraperiféricas.

 

No final de junho, o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, visitou os Açores pela primeira vez, tendo anunciado que não haverá cortes no POSEI, como chegou a ser proposto pela Comissão Europeia, mas mantém-se uma redução de verbas para o Programa de Desenvolvimento Rural.


GaCS/RM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.3152.jpg 18.3153.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de novembro

Governo dos Açores satisfeito com garantia de período de transição entre quadros comunitários, mas contra corte na dotação do POSEI para 2021

Serviço Regional de Saúde aumenta atividade cirúrgica

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê familiar "Quando a Tinta não Vinha em Tubos"

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal