principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

San Diego , 16 de Fevereiro de 2019

Vasco Cordeiro presta homenagem à “extraordinária história” dos Açorianos na Califórnia

O Presidente do Governo destacou o heroísmo dos Açorianos que emigraram para a Califórnia, considerando que a melhor homenagem que se pode prestar a esta “extraordinária história” passa pelo reforço da relação entre os Açores e este Estado norte-americano.

 

“Tive oportunidade de visitar algumas das Comunidades Açorianas espalhadas pelo mundo - no Canadá, nos Estados Unidos da América e no Brasil - e há uma nota comum a todas estas histórias, que é o heroísmo e a grande ambição. Também aqui, em San Diego, se percebe bem essa nota de heroísmo”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava sexta-feira no encontro com a Comunidade Açoriana de San Diego, no último dia da deslocação oficial que realizou ao Estado da Califórnia, que incluiu, além de vários encontros institucionais, também visitas às comunidades de Sacramento, Hilmar, Fresno e Artesia, assim como a inauguração do Portuguese Beyond Borders Institute da Universidade de Fresno.

 

“Imagine-se o que é, recuando mais de 100 anos, sair dos Açores, não conhecer a língua, não conhecer o país e, muitas vezes, não conhecer ninguém, atravessar o mar e aventurar-se, depois, por terra dentro, num país que era completamente estranho”, salientou.

 

Perante cerca de três centenas de pessoas que encheram o United Portuguese Sociedade do Espírito Santo, Vasco Cordeiro prestou, assim, homenagem a esta história, assim como a todos aqueles que “hoje representam esse caminho de determinação, de ambição e de persistência”.

 

“Esse é o caminho que hoje é representado pelas atuais Comunidades Açorianas. Uma responsabilidade que é também da juventude de perceber essa história magnífica feita de sangue, suor e lágrimas nas terras da Califórnia”, destacou Vasco Cordeiro.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo defendeu ainda que a melhor forma de homenagear aqueles que chegaram à Califórnia com apenas “sonhos e esperança” é, não apenas olhar para trás, mas também perceber o que “podemos e queremos fazer para manter forte esta ligação dos Açores com a sua Diáspora” no futuro.

 

“Como é que nós podemos olhar para o futuro e convocar todos aqueles que sentem essa ligação com a sua terra natal ou com a terra natal dos seus antepassados e por essa relação ao serviço de ambas as comunidades”, preconizou Vasco Cordeiro, ao sublinhar que a Região apresenta atualmente “novas oportunidades e novas possibilidades de rentabilizar essa relação”.

 

Nesta deslocação oficial, o Presidente do Governo esteve acompanhado pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

 

Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.

 

Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, bem como ocupando lugares de destaques em vários setores deste Estado norte-americano.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.15-PGR-EncontroSanDiego.mp3   19.4542.jpg 19.4543.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores

LREC realiza seminário de caraterização dos materiais de origem vulcânica dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de março

Museu da Horta acolhe concerto "As Ilhas dos Açores", a partir de temas de Francisco de Lacerda

Marta Guerreiro reforça a necessidade de se mudarem opções de consumo penalizadoras para o meio ambiente

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal