principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 5 de Março de 2018

Vasco Cordeiro destaca dinâmica económica transversal a vários setores de atividade

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que a dinâmica que se verifica na economia regional vai bem para além da atividade turística, apontando o exemplo do crescimento verificado nos projetos de investimento privado candidatados ao sistema de incentivos Competir+.

 

“Três anos decorridos sobre o início do funcionamento do Competir+, temos cerca de 815 projetos entrados e cerca de 346 milhões de euros de investimento privado submetidos a este sistema de incentivos”, salientou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração da nova fábrica de 'pellets' de madeira da empresa Tecnovia Ambiente, localizada no concelho da Ribeira Grande.

 

Vasco Cordeiro adiantou que a evolução da economia regional pode ser aferida também pelo facto de, nos três primeiros anos de vigência do Competir+, os empresários terem apresentado mais cerca de 100 projetos de investimento do que no mesmo período do anterior sistema de incentivos, com um montante de investimento candidatado superior em cerca de 30 milhões de euros.

 

“Há, nesta fase, um crescimento claro e inequívoco da economia açoriana, como provam vários dados”, sustentou o Presidente do Governo, dando o exemplo do Indicador de Atividade Económica, que retrata o estado geral da economia, e que, em 2017, apresentou um crescimento superior a dois por cento.

 

“Isso dá bem nota de uma dinâmica e de uma pujança que se distingue pela positiva em relação ao passado mais recente, com vários indicadores a demonstrarem que o crescimento e o dinamismo da economia açoriana vão bem para além da atividade turística”, sublinhou Vasco Cordeiro.

 

Nesse sentido, o Presidente do Governo apontou os exemplos do licenciamento de obras que, em 2017, cresceu cerca de 6,7 por cento, da venda de cimento (22,2 por cento), da pesca descarregada (10,7 por cento), da venda de automóveis novos (7,3 por cento) e, naturalmente, ao nível do turismo, com crescimentos de 18,5 por cento no número de passageiros desembarcados e de cerca de 20 por cento no número de dormidas.

 

“Um resultado satisfatório é o facto de, atualmente, termos uma taxa de desemprego que é metade daquela registada há cerca de três anos. No primeiro trimestre de 2014, tínhamos uma taxa de desemprego de 18 por cento, hoje temos uma taxa que, aferida ao ano de 2017, está na ordem dos nove por cento, com trimestres inferiores”, destacou.

 

Na inauguração desta nova fábrica, ligada à promoção de energias renováveis com consumo de matérias-primas endógenas, Vasco Cordeiro destacou ainda que esta dinâmica permitiu registar, também em 2017, um crescimento das exportações superior a oito por cento e uma diminuição das importações na ordem dos nove por cento.

 

“Este é um trajeto que queremos reforçar, assumindo a Região a responsabilidade de transformar, de inovar e de reformar, como ainda recentemente foi anunciado em relação ao Setor Público Empresarial Regional, tomando medidas que adequem a ação do Governo à nova conjuntura que se vive” nos Açores, assegurou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.03.05-PGR-InauguraçãoTecnovia(1).mp3 2018.03.05-PGR-InauguraçãoTecnovia(2).mp3   18.2299.jpg 18.2300.jpg 18.2301.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores asseguram mais 12% de quota de goraz para o próximo biénio, anuncia Gui Menezes

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove conferência “O mundo narrativo de Mau Tempo no Canal"

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de novembro

Açores são “destino de eleição para os amantes do mar”, afirma Diretora Regional do Turismo

Museu da Horta promove concerto de bandolim

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal