principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lagoa , 13 de Maio de 2019

Vasco Cordeiro anuncia novo projeto “Atelier do Código” que vai chegar a cerca de 15 mil alunos da Região

O Presidente do Governo anunciou hoje a criação do novo projeto “Atelier do Código”, que vai permitir, a partir do próximo ano letivo, que cerca de 15 mil alunos do primeiro e segundo ciclos se familiarizem com as linguagens de programação informática e da computação.

 

“Durante o próximo ano letivo, este projeto, que representa um investimento de cerca de um milhão de euros do Governo dos Açores, estender-se-á praticamente a todas as escolas da nossa Região, abrangendo cerca de 15 mil alunos”, adiantou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava após ter visitado o Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária da Lagoa, um dos 22 clubes do género criados, desde o ano passado, em escolas da Região, no âmbito do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica.

 

Segundo disse, na última sexta-feira, foi já publicado o concurso público para aquisição de cerca de 2.000 computadores, estando para breve a abertura de um segundo concurso que tem a ver com as licenças e a formação dos professores que estarão envolvidos no “Atelier do Código”.

 

Na sequência deste investimento, as escolas do primeiro e segundo ciclos terão os seus parques informáticos modernizados e reforçados com novos computadores, e, nos casos necessários, com aumento da cobertura das redes wireless existentes, para que se possam dispor de todas as condições técnicas para este projeto.

 

“Nós acreditamos que a importância deste projeto, naquilo que tem a ver com familiarização dos alunos, dos seis aos doze anos, com as linguagens da computação e da programação, reforçando, assim, a componente da cidadania digital, tem todas as condições para dar um salto na capacitação das crianças e jovens dos Açores para esta área que se assume de importância fundamental para o futuro”, sublinhou o Presidente do Governo.

 

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro salientou ainda que o “Atelier do Código” não representa mais carga horária para os alunos, mas sim uma forma de redirecionar e enriquecer os conteúdos das aulas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para estas matérias.

 

O lançamento deste projeto torna a Região Autónoma dos Açores na primeira, ou numa das primeiras regiões do país que, com esta abrangência, leva a formação nestas áreas a crianças dos 6 aos 12 anos.

 

Durante a visita ao Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária da Lagoa, Vasco Cordeiro teve a oportunidade de inteirar-se do trabalho desenvolvido pelos alunos, como é caso da criação de aplicações para telemóveis, a programação de um robot e a programação, modelação e animação do videojogo “A Descoberta e o Povoamento dos Açores”.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.05.13-PGR-VisitaClubeRobóticaLagoa.mp3   19.5287.jpg 19.5288.jpg 19.5289.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Açores) em processo de avaliação e revisão, afirma Diretor Regional

Rui Luís felicita Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande pelos resultados obtidos no Concurso Nacional de Manobras

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de junho

Açores acolhem 25 jovens de vários países ao abrigo do programa Eurodisseia

Diretora Regional da Cultura promove ligação entre os Açores e o Rio Grande do Sul no Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal