principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 19 de Fevereiro de 2019

Centro Nacional de Operações do programa europeu SST localizado na Terceira valoriza os Açores e Portugal, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo destacou hoje a importância para os Açores e para Portugal da instalação na ilha Terceira do Centro Nacional de Operações do programa europeu Space Surveillance and Tracking, que constitui mais um exemplo do trabalho que tem sido desenvolvido de valorização geoestratégica da Região.

 

“Por causa dos Açores e da sua localização geográfica, Portugal entra num programa europeu de vigilância de objetos espaciais”, afirmou Vasco Cordeiro, ao salientar o benefício direto que daí resulta para a Região, ao nível da criação de postos de trabalho e de novas oportunidades de desenvolvimento económico.

 

O Presidente do Governo falava na cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação com o Ministério da Defesa Nacional que formalizou a instalação, no Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV, do Centro Nacional de Operações do Programa Space Surveillance and Tracking (SST), um consórcio europeu de oito países que prevê uma rede para monitorizar e prever trajetórias de objetos na órbita da Terra.

 

“Fala-se da valorização geoestratégica dos Açores, fala-se de novas áreas de cooperação entre o Governo da República e o Governo dos Açores, fala-se de novas possibilidades de afirmar os Açores à escala europeia e global. Fala-se de muitas coisas e hoje, aqui, fez-se”, salientou Vasco Cordeiro, na cerimónia que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

 

No âmbito desta localização geoestratégica, o Presidente do Governo adiantou que tem sido realizado trabalho em várias áreas, apontando como exemplo as infraestruturas instaladas na ilha de Santa Maria, em cooperação com a Agência Espacial Europeia - ESA, mas também com o Governo de Espanha.

 

“Trata-se de um conjunto de equipamentos que tem permitido fortalecer a posição da Região neste domínio, que se revelam de grande importância, quer enquanto valorização geoestratégica do nosso arquipélago, quer do ponto de vista de criação de negócio e de desenvolvimento económico”, sublinhou.

 

Segundo disse, outro exemplo da boa cooperação com o Governo da República tem a ver com o Programa Internacional dos Açores para o Lançamento de Satélites, em que um dos objetivos é a criação, em Santa Maria, de um 'space port' para o lançamento de microssatélites.

 

A próxima fase deste programa deverá integrar um procedimento jurídico com vista à apresentação formal de propostas por parte de todos os consórcios que já se manifestaram interessados neste projeto.

 

“Acreditamos que esse é um projeto com grande potencial e é com a consciência disso mesmo que temos desenvolvido trabalho nesta área”, garantiu o Presidente do Governo, ao adiantar que está, por outro lado, a decorrer a fase de negociação para a aquisição de terrenos no concelho das Lajes das Flores para a instalação de uma segunda estação RAEGE - Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.

 

Durante este ano será instalada, também na ilha de Santa Maria, a nova antena de 15 metros da ESA, que será dedicada ao programa científico PROBA3, de observação do Sol.

 

“Tudo isso contribuiu para o reforço da posição dos Açores, quer do ponto de vista geoestratégico, quer do ponto de vista de desenvolvimento económico ligado a estas áreas”, assegurou Vasco Cordeiro.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo destacou também a “colaboração produtiva” com o Ministério da Defesa Nacional, na sequência da decisão uniliteral norte-americana de redimensionar a sua presença na Base das Lajes, ao nível do aproveitamento de infraestruturas deixadas vagas pelas forças dos EUA, assim como a criação do Centro para a Defesa do Atlântico, que constitui mais uma “forma de valorizar os Açores do ponto de vista geoestratégico, com a relevância que isso tem para a projeção do nosso país a nível global”.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.19-PGR-ProtocoloSST.mp3   19.4564.jpg 19.4565.jpg 19.4566.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

Capacitação das organizações de produtores é fundamental para valorização de produtos da pesca, afirma Diretor Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de março

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal