principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 14 de Maio de 2018

Centro Intergeracional da Feteira será “resposta inovadora” no apoio a crianças e idosos, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que o novo Centro Intergeracional da Feteira, na ilha do Faial, constituirá uma “resposta inovadora a nível regional”, no âmbito das políticas de solidariedade social dirigidas ao apoio à infância e aos idosos da Região.

 

“Este é o terceiro Centro Intergeracional que será construído na nossa Região e é uma resposta, a nível regional, inovadora, quanto à forma como podemos apoiar as nossas crianças e jovens na aquisição de competências sociais, mas também apoiar os nossos idosos numa fase da vida em que um dos principais riscos é a solidão”, salientou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava na apresentação do projeto de construção deste Centro Intergeracional, cuja primeira fase representará um investimento superior a meio milhão de euros, e que incluirá um Centro de Atividades de Tempos Livres com capacidade para 20 crianças e um Centro de Convívio para 30 idosos.

 

Além disso, esta infraestrutura vai acolher um conjunto de serviços públicos, como a sede da Junta de Freguesia, o Posto da RIAC, a Divisão da Ação Social, o Posto de Saúde e a Casa do Povo, entre outros.

 

Na apresentação do projeto, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que a concretização desta infraestrutura tem também o significado de ser “fruto de uma aliança de boas vontades”, juntando a Casa do Povo da Feteira, a Câmara Municipal da Horta, que cedeu os terrenos, e o Governo dos Açores, que financia o investimento.

 

“Obviamente que podíamos pensar que nenhuma destas entidades precisaria das outras, porque, mais cedo ou mais tarde, faria este investimento, mas ter havido esta aliança de boas vontades torna a sua realização mais rápida, mais fluida e mais eficaz para estar ao serviço de quem se destina”, destacou.

 

Depois de considerar que, na área da Solidariedade Social, a Região tem ainda grandes desafios a vencer, Vasco Cordeiro salientou que este tipo de investimento integra-se, assim, numa visão estratégica que visa melhorar as respostas sociais na área da infância e da terceira idade.

 

Nesse sentido, o Presidente do Governo anunciou o objetivo de, até 2020, reforçar a taxa potencial de cobertura de creches na Região para valores que sejam melhores do que os rácios europeus definidos para esta área.

 

“Este investimento inclui-se, também, no âmbito do investimento público que o Governo dos Açores tem em curso ou planeado realizar no Faial”, adiantou Vasco Cordeiro, apontando a Escola do Mar, o novo matadouro, a creche 'O Castelinho', o novo edifício para as atividades marítimo-turísticas, a nova fase de intervenção no porto e o quartel dos bombeiros voluntários, entre outros exemplos.

 

O Centro Intergeracional da Feteira será o terceiro a ser construído nos Açores, estando já em curso as obras dos outros dois, localizados nas freguesias dos Arrifes e de Ponta Garça, em São Miguel, a que se seguirá um quarto, na freguesia dos Fenais da Luz.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.05.14-PGR-CentroFaial.mp3   18.2736.jpg 18.2737.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de maio

Apresentadas três propostas para construção de "ferry" para 650 passageiros e 150 viaturas

Vasco Cordeiro participa na reunião da Comissão Bilateral Permanente

Informação de Agenda

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de maio

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


 


Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal