principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Praia da Vitória , 19 de Setembro de 2008

Inaugurada a nova aerogare civil do Aeroporto das Lajes

No momento em que assinalava, simbolicamente, o termo das obras que transformaram completamente a aerogare civil do Aeroporto das Lajes, o presidente do Governo dos Açores anunciava o objectivo, para a próxima legislatura, de ampliar a placa de estacionamento de aeronaves civis daquele aeroporto – cujo projecto já está a ser elaborado pela empresa ANA –, reformular o sistema de terminal para cargas e desenvolver espaços para reparação e manutenção de aeronaves e para armazenagem de equipamento de placa.

 

É a resposta governamental às necessidades criadas por um crescente movimento de passageiros (meio milhão em 2007) e, no que se refere já à nova aerogare – a maior aerogare civil dos Açores e a mais moderna, quer na concepção dos seus espaços, quer no aparato tecnológico associado às suas funcionalidades –, “uma obra necessária face aos novos imperativos de regulação de serviços no sector e uma obra condizente com a dimensão qualitativa que queremos transmitir à Região, no seu conjunto, e à ilha Terceira em particular”, como acentuou Carlos César.

 

Investimento superior a 25 milhões de euros, a nova aerogare tem uma área total coberta de mais de dezasseis mil metros quadrados e uma capacidade para servir setecentos e cinquenta mil passageiros por ano, dispondo de catorze balcões de atendimento ao público para as partidas, uma ampla galeria comercial, onze lugares para empresas de rent a car, três bares, um restaurante e muitas outras comodidades e serviços.

 

Em fase de conclusão estão as obras relativas aos parques de estacionamento, com 557 lugares para as partidas e para as chegadas, dos quais 72 destinados às empresas de aluguer de veículos.

 

Salientando que este investimento faz parte do conjunto de obras que integra as novas aerogares das Flores, de São Jorge, do Pico e da Graciosa, bem como o novo Aeroporto do Pico, Carlos César disse que se trata de exemplos do esforço feito. Só nos últimos quatro anos, o investimento realizado nestas infra-estruturas, incluindo o da nova aerogare das Lajes, ultrapassou os 60 milhões de euros.

 

“Mas este esforço vai continuar: ainda ontem foi adjudicada, a um consórcio, a empreitada de ampliação do Aeroporto de São Jorge, pelo valor de 23,2 milhões de euros, com um prazo de execução de 640 dias. É, sem dúvida, uma obra muito importante para os jorgenses, pois vem melhorar a operacionalidade daquele aeroporto, que tem uma das pistas mais exíguas da Região e que apresenta dificuldades adicionais de aproximação devido à orografia da ilha”, acrescentou.

 

Por outro lado, anunciou que já foram lançados os concursos para a elaboração de outros dois projectos de ampliação das pistas da Graciosa e do Corvo e que o Governo Regional e a ANA estão a trabalhar para que a certificação da iluminação do Aeroporto das Flores seja resolvida e para que na próxima legislatura se proceda à ampliação da pista do Aeroporto da Horta.

 

Relembrando que, no próximo ano, começam a chegar os novos aviões da SATA, frisou que longe vão os tempos em que a companhia voava apenas inter-ilhas, tinha forçosamente que receber apoios da Comunidade Europeia para comprar os seus aviões, tinha as passagens aéreas muito mais caras do que tem hoje – mesmo com o preço dos combustíveis mais baratos e com menores custos de segurança e de aeroporto – e era, ainda, necessário declará-la em situação económica difícil para rescindir os contratos com os seus trabalhadores.

 

“Os trabalhadores da SATA, como tenho repetidamente afirmado, podem confiar no seu futuro, no acautelamento dos seus postos de trabalho e da integralidade dos seus direitos, sendo que é simultaneamente dever da administração da empresa organizá-la da forma mais conveniente à garantia do seu sucesso e da sua longevidade. Não devem existir dúvidas, nem sobre esses direitos, nem sobre esse dever”, afirmou.

 

A inauguração das novas instalações da Aerogare Civil das Lajes foi o último acto público a que, por opção própria, Carlos César presidiu antes das eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em 19 de Outubro próximo.


GaCS/CT
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2008.09.18-PGR-AerogareLajes.mp3   6872.jpg 6873.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do presidente do Governo na inauguração da nova aerogare do Aeroporto das Lajes

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal