principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Velas , 13 de Maio de 2008

Inaugurada hoje a marina das Velas de S. Jorge

A ilha de S. Jorge tem, a partir de hoje, infra-estruturas que lhe permitem ficar incluída nos roteiros do iatismo internacional.

 

Sob a presidência de Carlos César e em ambiente de festa – a que se associaram dois rebocadores, lançando jorros de água com os canhões de combate a incêndios – foi inaugurado esta manhã o núcleo de recreio náutico daquela vila, uma obra de 6 milhões de euros.

 

Na marina há agora 77 lugares de amarração para iates e embarcações de recreio que, como salientou o presidente do Governo, consubstanciam, por um lado, a concretização de um compromisso assumido com os jorgenses, e, por outro, a intenção de continuar a apostar, claramente, na valorização do porto local, projectando a sua referenciação e o desenvolvimento da ilha de S. Jorge.

 

“Trata-se, também, de uma obra que mereceu uma ampla discussão pública, envolvendo diversos intervenientes, e que foi possível construir com o acordo de todos: com a concordância prévia da Câmara Municipal e de todos os parceiros envolvidos no projecto”, afirmou Carlos César.

 

Um projecto que incluiu a melhoria dos acessos ao porto, o reordenamento do parque de contentores e a construção, em breve, de edifícios de apoio à marina e da sede do clube naval local.

 

“Não são investimentos para satisfazer clientelas locais; não são, na sua essência, parques de estacionamento dos proprietários de iates. Trata-se de investimentos que, no seu conjunto, visam consolidar um modelo de desenvolvimento assente numa relação sólida e economicamente sustentável da Região com o mar”, frisou Carlos César, para logo acrescentar que, “portanto, não fazemos por acaso, não fazemos apenas para uma satisfazer reivindicação daqui ou dacolá. Fazemo-lo por que isso integra um modelo de desenvolvimento que reflecte coerência e que aumenta as capacidades da Região, do ponto de vista da sua sustentabilidade”.

 

E o presidente do Governo aproveitou para anunciar que está já a ser elaborado o projecto de construção do núcleo de recreio náutico da Calheta, igualmente em S. Jorge, e que – na linha dos investimentos na melhoria das acessibilidades à ilha – está em processo de concurso a obra de ampliação do aeródromo local, que representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

 

“Estamos a fazer tudo aquilo que me parece que deve ser feito para justificar o crescendo de confiança do sector privado, da iniciativa privada e da população residente, no desenvolvimento desta ilha”, afirmou Carlos César, sublinhando que “S. Jorge está a receber, do investimento público e da confiança do sector privado, um impulso decisivo, numa fase decisiva, que fará com que esta ilha ombreie com a primeira linha do desenvolvimento regional”. 

 

 

 


GaCS/CT
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2008.05.13-PGRinauguraMarinaVelas.mp3   5988.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal