principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 4 de Junho de 2019

Marta Guerreiro sublinha intercâmbio entre territórios da Macaronésia nas políticas de paisagem

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou, em Ponta Delgada, a importância do intercâmbio e da partilha de experiências no terreno entre os territórios da Macaronésia nas políticas de paisagem.

 

Marta Guerreiro, que falava segunda-feira no encerramento do IV Congresso Mundial ITLA - Territórios de Terraços e Socalcos, salientou que esta iniciativa, depois de ter passado pelas Canárias e pela Madeira, centrou-se agora nos Açores, nos últimos dias, “dando continuidade a um importante trabalho sobre a situação atual dos socalcos nos territórios da Macaronésia”.

 

“Este é um tema bastante pertinente na construção da paisagem, na forma de torná-la habitável e na sua integração nas condições de vida das populações das nossas regiões, com tantas particularidades em comum”, frisou.

 

Segundo a governante, “são congressos como este que permitem a aproximação entre regiões que tanto têm em comum e tanto têm para beneficiar com estas iniciativas, que evidenciam as caraterísticas identitárias de cada uma das nossas regiões e ilhas tão particulares”.

 

A titular da pasta do Ambiente reforçou que, através das políticas públicas de incidência territorial, os Açores têm dado “passos firmes na preservação do património natural e cultural”, ao mesmo tempo que apostam “num desenvolvimento sustentado”.

 

Marta Guerreiro lembrou a implementação “de um diploma pioneiro que define os objetivos de qualidade e as orientações para a gestão da paisagem dos Açores, enquanto recurso relevante, tanto na perspetiva ambiental, como social, cultural e económica”, sendo “um passo importante na afirmação da paisagem como uma componente importante para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável dos Açores”.

 

A Secretária Regional destacou a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, que venceu o Prémio Nacional da Paisagem de 2018, bem como a ilha de Santa Maria, que integrou o programa de visitas no terreno deste congresso.

 

Marta Guerreiro considerou que a baía de São Lourenço e a da Maia são “verdadeiros 'ex-libris' em termos paisagísticos” por serem paisagens “com uma forte inter-relação Homem/Natureza dada a grandeza das encostas em anfiteatro, muito marcadas pela presença das vinhas em pequenos quartéis e socalcos, acessíveis por estreitos caminhos e escadarias ao longo das íngremes encostas”.

 

“Sempre que o declive o permite, surgem aqui pequenas parcelas de terreno armado em socalcos, que, no passado, deram um contributo económico relevante para a ilha e que conferem à paisagem uma intensa humanização”, lembrou Marta Guerreiro.

 

“Apesar do seu progressivo abandono por razões económicas e falta de mão-de-obra, atualmente estamos a começar a desenvolver um processo de recuperação dos quartéis e socalcos em Santa Maria, valorizando assim esta paisagem vitivinícola”, afirmou a Secretária Regional.

GaCS/HMB
 
Anexos:  
2019.06.03- SREAT-CongressoITLA.mp3   19.5501.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo navio ‘Mestre Jaime Feijó’ já vem a caminho dos Açores, revela Ana Cunha

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal